Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Tome nota destas ideias para celebrar o aniversário em Lisboa

Tome nota destas ideias para celebrar o aniversário em Lisboa

Escape rooms, piqueniques em jardins ou uma aventura no mundo do arborismo. O leque de possibilidades é extenso na hora de cantar os parabéns em Lisboa

Por Francisca Dias Real |
Publicidade
Adventure Park
©DR Adventure Park

Juntar amigos à volta da mesa é sempre uma ideia infalível para celebrar qualquer aniversário, num desses restaurantes perfeitos para jantaradas de grupo. Mas nem tudo tem de ficar entre a faca e o garfo. Se quer surpreender a sua família e amigos, fazer deles convidados especiais da ilustre celebração do seu aniversário, faça-se ao piso e pense num plano diferente do habitual. Na relva, no salão, em cima de uma árvore ou de laser na mão – há ideias do arco da velha, mas que vão fazer um brilharete junto dos mais queridos. 

Recomendado: As melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa

Ideias para celebrar o aniversário em Lisboa

Safarka Escape Room
©DR
Coisas para fazer

Festa de fugir a sete pés

As nossas duas mãos não chegam para contar todas as salas que existem na cidade. São cada vez mais, maiores, mais diversificadas e difíceis estas armadilhas para intelectuais masoquistas. Os níveis de dificuldade variam e os temas são sempre diferentes, e quase todas elas têm um menu de grupo para poder levar os seus comparsas a festejar mais um ano de vida. Faça-lhes uma surpresa e organize-os por grupos, uma coisa à maneira para evitar vitórias ou derrotas indesejadas. Duas cabeças pensam melhor que uma, quatro ou cinco ainda melhor, sobretudo se tiverem uma tarefa atribuída. Reze para ter um amigo bom a matemática. O raciocínio lógico não é assim tão abundante quanto isso e é muito útil em qualquer sala de fuga. 

Compras

Festa em casa com o circo montado

Celebrar em casa não é sinal de pouco esforço, acredite. Até porque reviver a sua infância com balões, chapéus, gaitas e, quiçá, uma piñata nunca é má ideia. Damos uma ajudinha com esta lista de lojas para festas onde pode encontrar os melhores artigos de decoração, das grinaldas à parafernália de descartáveis, ou até os acessórios para cerimónias temáticas. 

Publicidade
Adventure Park
© Ana Luzia
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Festa para o deixar pendurado

Grande Lisboa

Se tem mais de 1 metro e 40, espírito aventureiro e não percebe o conceito de vertigens, está apto para a prática do arborismo no Mega Circuito deste parque aventura. É composto por 44 actividades e dá-lhe carta (quase) branca para balançar por entre as árvores, enquanto personaliza o seu grito de guerra, para andar nas copas das árvores sempre seguro por um arnês ligado a uma linha de vida (porque aqui ninguém se chama Tarzan), ou voar num slide com 200 metros sobre uma verde paisagem. Tudo num circuito que pode demorar entre 60 a 90 minutos – dependendo dos níveis de stress dos participantes. Agora, só tem de convencer os seus convidados a entrarem no espírito aventureiro. Vá, coragem.

Passeio de barco no Tejo
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Festa para ficar à deriva

A ideia é mesmo ir para fora de pé sem ter de ir muito longe. Os passeios de barco tanto podem meter copos e sushi, como podem incluir DJs ou ser mais silenciosos se preferir. Podem ser do género turístico, radical, romântico ou familiar. Podem, no fundo, ser quase tudo o que imaginar, incluindo uma festa de anos de arromba. Fizemos o sacrifício de andar à procura dos melhores passeios de barcos para apagar as velas.

Publicidade
jardim da estrela
David Clifford
Coisas para fazer, Eventos alimentares

Festa de toalha estendida

É pegar, meter na cesta e estender a toalha nesses hectares relvados jardins fora. É uma ideia básica para um aniversário, não dá uma trabalheira desgraçada, não deixa a casa toda suja e fica toda a gente feliz. Tem três opções para fazer disto uma festa a sério, e a primeira é ser o verdadeiro anfitrião e preparar tudo - da toalha de xadrez à comida e bebida na geleira. Outra possibilidade, caso seja preguiçoso, é pedir que cada um dos seus convidados contribua com uma iguaria e as coisas ficam ajeitadas. Ainda há uma terceira opção: pode ir buscar a papinha toda feita a estes sítios que lhe preparam a cestinha por si

Bounce lisboa
©DR
Coisas para fazer

Festa saltitona

Grande Lisboa

Desde que abriu no fim de 2015, o Bounce tem levado à letra o grito que se costuma ouvir em jogos de futebol: “Tudo a saltar!”. Aqui toda a gente salta nos mais de 100 trampolins e até já se inventou uma espécie de jogo do mata nas alturas, o dodgeball. Quem lá trabalha pode recomendar o melhor trampolim para quem procura voos dignos da águia Vitória, como os do Super Tramp, com cinco por cinco metros. Se a ideia é uma atracção mais à Cirque du Soleil, salte na The Wall, o objectivo é andar pelas paredes. Há packs para grupos onde até pode alugar salas privadas e ter serviço de catering. 

Publicidade
voz do operário
©Nuno Agostinho
Coisas para fazer

Festa em sala alheia

Se quer fugir dos restaurantes de jantares de grupo e não quer sujar loiça em casa, há salas em Lisboa que pode alugar a preço de amigo e montar a sua própria festa. São um périplo por antiquíssimas colectividades alfacinhas que o vão ajudar a dar palco à sua festa. Imagine uns petiscos seguidos de um baile sério noite dentro ou de uma noite de karaoke? O céu é o limite.

Piscina de Bolas
Fotografia: Arlindo Camacho
Hotéis

Festa às bolinhas

Bairro Alto

Não precisa de saber nadar
 para mergulhar nesta piscina. Lá dentro estão 70 mil bolas de plástico e um pequeno pato de plástico azul. Quem o encontrar, ganha uma cerveja. Esta infraestrutura de banhos a seco está no hostel Hub New Lisbon
e é acessível a não-hóspedes. Só precisa de levar roupa adequada, que é: qualquer coisa. Pode aproveitar para levar um batalhão de amigos, daqueles que gosta de se divertir como faziam em criança, e tornar este momento num aperitivo para uma festança maior.

Publicidade
Laser Tag
©DR
Coisas para fazer, Jogos e passatempos

Festa com tratamento a laser

Lisboa

O laser aparece mais no nosso dia-a-dia mais associado a shows de luz e cor e depilação do que a batalhas no espaço. Outra aplicação semibélica, mas igualmente inofensiva, é o laser tag, um jogo da apanhada à base de disparos de luz. A maior arena deste desporto em toda a Península Ibérica é aqui perto, em Carnaxide. Como não há projécteis a sério, não é preciso o equipamento e a logística do paintball, tornando os jogos mais rápidos e imprevisíveis. Para jogar é preciso um mínimo de seis pessoas, por isso assegure-se de que a festa de aniversário tem mais do que esse número de amigos. Depois disso, é saltar ao ataque.

Mais em Lisboa

Rio Maravilha
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores sítios para jantares de grupo em Lisboa

Dos aniversários aos jantares de curso, dos convívios da empresa aos grupos de WhatsApp que se vão acumulando, não faltam pretextos para um jantar de grupo. Se por outro lado lhe faltam ideias, nada tema: juntámos menus de grupo pré-feitos a outros que têm de ser combinados com o restaurante e ainda pensámos em restaurantes que têm bons espaços para enfileirar mesas e juntar toda a gente. 

Piscina de Bolas
©Duarte Drago
Coisas para fazer

Sítios onde um adulto pode ser criança em Lisboa

Há pessoas que acham que os adultos não devem brincar. Que existe uma data de validade para 
a diversão e, terminado esse prazo, há que viver uma vida séria, empilhando responsabilidades, suportando maus empregos e péssimos casamentos. Felizmente, há cada vez mais adultos a escapar a essa armadilha – e a brincar pela vida fora. A diversão está descentralizada, democratizou-se, e a infância é um estado intermitente que nos visita de vez em quando. 

Publicidade
esplanada noobai
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Actividades ao ar livre em Lisboa

A preguiça fica dentro de casa – é uma ordem. O convite para aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer é nosso, só precisa de o aceitar e encarar a natureza como a premissa principal para estas actividades ao ar livre. Sim, até porque Lisboa não se faz só de museus, restaurantes ou lojas. A lista com sugestões de actividades ao ar livre não o vai deixar ficar curvado sobre si mesmo no sofá. 

You may also like

    Publicidade