0 Gostar
Guardar

Dez coisas para fazer em Cascais

Do Mercado da Vila ao Mar do Inferno, da Casa das Histórias à incrível House of Wonders, eis o roteiro perfeito para passar um dia inteiro em Cascais

Fotografia: Ana Luzia

Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos duas mãos cheias de sugestões que provam exactamente o contrário e dão matéria para passar um dia completo na vila – sem tempo para pausas. 

Dez coisas para fazer em Cascais

Encher a despensa na Mercearia da Vila

Fica no centro histórico da vila e é o sítio certo para se abastecer de mercadoria biológica e produtos gourmet (ou seja, bom para compras de última hora). Na onda do saudável, tem também saladas e sumos detox, a contrabalançar com gelados artesanais de sabores fora da caixa como os de eucalipto ou de rosa. 

Cascais

Ver as exposições na Casa das Histórias Paula Rego

Por mais que já conheça de cor e salteado as linhas do edifício desenhado por Eduardo Souto de Moura, vale sempre a pena voltar à Casa das Histórias Paula Rego, nem que seja para espreitar as novas exposições. Até dia 30 de Outubro pode ver Old Meets New, uma exposição de algumas das mais satíricas obras da artista e, até 13 de Novembro, Duplo Vê, do artista francês Mattia Denisse, com 257 desenhos, com base na ideia de “duplo ver”.

Cascais

Subir ao Terraço da House of Wonders

Já foi um segredo bem guardado da vila, mas era tão bom, tão bom, que toda a gente o quis partilhar. Em parte graças ao idílico terraço, cheio de sofás para se estender a beber um copo, mas também pelo tudo-em-um que é o House of Wonders: loja, café, galeria de arte e restaurante vegetariano. Descanse, porém, que há espaço para toda a gente, afinal, estamos a falar de quatro andares. 

Cascais

Almoçar no La Contessa

Piadinas, tártaros e carpaccios. Foi com esta tríade de comida fresca que o restaurante conquistou os cascaenses quando abriu, em 2015. Fê-lo num espaço pequeno, com uma microcozinha, mas nem isso foi razão para encurtar e ementa. O que deve provar? O carpaccio de novilho siciliano ou o de polvo asiático, o tártaro de salmão e a piadina de rosbife. 

Cascais

Ver as modas na Zöe

Quem quer comprar bom e diferente em Cascais já sabe que são estas escadas que tem de subir. A loja de roupa fica num primeiro andar de uma rua perpendicular à mítica rua direita e, mais do que uma loja multimarca, é uma espécie de ateliê com atendimento personalizado e um conceito de exclusividade nas 20 e muitas marcas que vende. Dos casacos aos vestidos, das calças às botas, aqui encontra de tudo e com gosto. 

Cascais

Descobrir a original Dejá Lu

“A Dejá Lu é uma livraria de livros já lidos. Poderíamos chamar-lhes livros em segunda mão, mas não é a mesma coisa. Estes livros já fizeram companhia a alguém”, lê-se numa parede da livraria mais curiosa de Cascais. Em vez de prateleiras há caixas de vinho, os livros estão arrumados em categorias como “livros para adolescentes que não sabem o que hão-de ler” ou “Autores que todos os anos por um triz não ganham o Nobel” e todas as vendas revertem a favor da Associação de Portadores de Trissomia 21. 

Cascais

Conhecer o Mercado da Vila

A febre de reconversão dos mercados chegou também a Cascais, que, nos últimos anos, tem vindo a remodelar o espaço. Aos vendedores de frutas e legumes juntou restaurantes como a a marisqueira Marisco na Praça, o italiano Gulli Mercato, o clássico Bar do Guincho e o lisboeta Rubro, com tapas e petiscos, realojou floristas e peixeiras e até instalou ecrãs para ver a bola.

Cascais

Agasalhar-se na Rae Faether

É uma loja de roupa que apareceu como uma lufada de ar fresco, aliás, ar nórdico, na Rua Frederico Arouca (a.k.a. rua direita). As peças de roupa e acessórios têm toques minimalistas, encaixam em todas as idades e existem em materiais nobres como a caxemira, a seda ou o algodão puro. E há uma peça especial que pode ser usada de (quase) 1001 formas: bolero, écharpe, poncho, cardigan e xaile, por exemplo. 

Cascais

Dizer olá à dona Lurdes no Mar do Inferno

O restaurante de peixe e marisco mais popular de Cascais deve a fama à frescura dos produtos que oferece, claro, mas também ao atendimento, sempre sem falhas. A ementa de mariscos é interminável, mas caso queira provar as iguarias locais, atire-se às bruxas do Guincho, aos percebes da Roca e às navalheiras de Cascais.

Cascais

Lanchar no hotel The Oitavos

Bom, pode sempre esticar o lanche para o jantar e acabar a dormir no hotel. Mas se quiser manter o plano original, recomendamos que entre, se sente, peça um copo de vinho, chame companhia – vai precisar – e depois mande vir a incrível, a gigantesca, a inigualável sandwich club. Um exemplar com tudo a que tem direito, até rosbife barrado com mostarda antiga. 

Cascais

Comentários

0 comments