1 Gostar
Guardar

13 coisas para fazer em Cascais

Do Mercado da Vila ao Mar do Inferno, da Casa das Histórias à incrível House of Wonders, eis o roteiro perfeito para passar um dia inteiro em Cascais

Fotografia: Ana Luzia

Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos duas mãos cheias (e mais três dedos) de sugestões que provam exactamente o contrário e dão matéria para passar um dia completo na vila – sem tempo para pausas. 

13 coisas para fazer em Cascais

Encher a despensa na Mercearia da Vila

Fica no centro histórico da vila e é o sítio certo para se abastecer de mercadoria biológica e produtos gourmet (ou seja, bom para compras de última hora). Na onda do saudável, tem também saladas e sumos detox, a contrabalançar com gelados artesanais de sabores fora da caixa como os de eucalipto ou de rosa. 

Ler mais
Cascais
Pedalar na ciclovia

Pedalar na ciclovia

Com precisamente 8,790 quilómetros, liga o centro da vila (a começar na decadente Marina) à praia do Guincho, passando pela Boca do Inferno e pela Casa da Guia, com as suas lojas e restaurantes sempre animados. Alugue uma das 60 bicicletas gratuitas que a Câmara Municipal disponibiliza (as biCas) e dê ao pedal até à praia, sem nunca perder o mar de vista. No final, por mais gelada que a água esteja, vai saber bem dar um mergulho. 

Ver as exposições na Casa das Histórias Paula Rego

Por mais que já conheça de cor e salteado as linhas do edifício desenhado por Eduardo Souto de Moura, vale sempre a pena voltar à Casa das Histórias Paula Rego, nem que seja para espreitar as novas exposições, aproveitar os enormes relvados ou picar qualquer coisa na simpática cafetaria. Em pleno Bairro dos Museus, a Casa das Histórias é vizinha de outros pontos de interesse da vila: a nova Casa Sommer ou o Parque Marechal Carmona.  

Ler mais
Cascais

Subir ao Terraço da House of Wonders

Já foi um segredo bem guardado da vila, mas era tão bom, tão bom, que toda a gente o quis partilhar. Em parte graças ao idílico terraço, cheio de sofás para se estender a beber um copo, mas também pelo tudo-em-um que é a House of Wonders: loja, café, galeria de arte e restaurante vegetariano. Descanse, porém, que há espaço para toda a gente, afinal, estamos a falar de quatro andares. 

A House of Wonders está entre os melhores restaurantes saudáveis em Lisboa, com uma lista que não é fixa: varia consoante a sazonalidade dos alimentos e conta com pratos de raw food (comida crua e vegan) da chef Fionna Lynne Harrower.

Ler mais
Cascais

Almoçar no La Contessa

Em 1950, uma condessa italiana ficou anémica e pediu ao chef do clube que frequentava para lhe servir carne crua de forma discreta. Ele criou um prato requintado, com fatias muito finas de novilho e mostarda. As cores que lembravam os quadros de Vitorre Carpaccio foram um sucesso tão grande que outros clientes quiseram experimentar. O restaurante La Contessa é uma homenagem à italiana enferma e serve desde 2015 a especialidade de todas as formas e feitios. “Sou fascinada por comida crua e saudável”, diz Alessandra Miranda para explicar porque juntou tártaros aos seus carpaccios. Um casamento mais que feliz, principalmente quando acompanhado pelo belíssimo mojito de morango e rematado pelo mil folhas com doce de ovos. Não esquecer ainda as piadinas: a melhor é a de rosbife. Convém marcar mesa – o espaço é bem pequenino. 

Ler mais
Cascais

Ver as modas na Zöe

Quem quer comprar bom e diferente em Cascais já sabe que são estas escadas que tem de subir. A loja de roupa fica num primeiro andar de uma rua perpendicular à mítica rua direita e, mais do que uma loja multimarca, é uma espécie de ateliê com atendimento personalizado e um conceito de exclusividade nas 20 e muitas marcas que vende. Dos casacos aos vestidos, das calças às botas, aqui encontra de tudo e com gosto.

Se for com vontade de também vestir a casa, a Zöe partilha o espaço com a June Home Accessories (com loja também na LX Factory) e os seus tapetes marroquinos Boucherouite, as suas cerâmicas coloridas, as suas molduras de vidro para pendurar na parede e os seus candeeiros de cobre e latão de linhas depuradas.

Ler mais
Cascais

Beber um cocktail na piscina do Farol Hotel

On the rocks não é apenas a expressão que se usa para uma bebida alcoólica servida com pedras de gelo. É também o nome do bar ao ar livre à beira da piscina do luxuoso Farol Design Hotel, que durante o Verão serve cocktails, wraps, sushi e o prego de Cascais, em pão de sementes. Para acompanhar o pôr-do-sol, experimente o Exotic Martini, com framboesas, melão e vodka. 

O Farol Hotel faz parte da lista de melhores hotéis em Cascais

Ver preços Ler mais
Cascais
Saltar para cima de uma prancha na praia da Duquesa

Saltar para cima de uma prancha na praia da Duquesa

Nick Evans trabalhou nas áreas da banca e do turismo, mas a sua paixão sempre foi outra: o mar. Trocou o Reino Unido por Portugal e instalou-se em Cascais, onde podia praticar windsurf no Guincho sempre que tinha tempos livres. Entretanto descobriu e especializou-se numa nova modalidade: o paddleboarding stand up (também conhecido como paddle surf ou stand up paddle). E assim nasceu a escola Surfnpaddle, na praia da Duquesa, onde até os mais desajeitados podem aprender a remar em cima de uma prancha.

Praia da Duquesa. 93 32 58 114. Aulas a partir de 25€. Aluguer de material a partir de 5€. 

Descobrir a original Dejá Lu

“A Dejá Lu é uma livraria de livros já lidos. Poderíamos chamar-lhes livros em segunda mão, mas não é a mesma coisa. Estes livros já fizeram companhia a alguém”, lê-se numa das paredes da livraria mais curiosa de Cascais. Em vez de prateleiras, há caixas de vinhos, malas de viagem e até televisões. E no lugar de categorias como “Romance” ou “Policial”, há outras como “Malta do Independente”, “Autores que todos os anos por um triz não ganham o Nobel” ou “Livros que metem muito medo”. A Dejá Lu nasceu na Internet, com leilões de livros doados que revertiam a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Em 2015, mudou-se para a Cidadela de Cascais, onde agora vive o hotel Pestana Cidadela Cascais, mais propriamente para cima do restaurante Taberna da Praça, que continua a fazer jantares em duas salas cheias de livros portugueses e estrangeiros, alguns dos quais autografados. E todos já lidos. 

Ler mais
Cascais

Conhecer o Mercado da Vila

A febre de reconversão dos mercados chegou também a Cascais, que, nos últimos anos, tem vindo a remodelar o espaço. Aos vendedores de frutas e legumes juntou restaurantes como a a marisqueira Marisco na Praça, o italiano Gulli Mercato, o clássico Bar do Guincho, mais um Páteo do Petisco e o lisboeta Rubro, com tapas e petiscos. Também realojou floristas e peixeiras e até instalou ecrãs para ver a bola.

É também no Mercado da Vila que vive a Siopa Chocolatier, com alguns dos melhores chocolates de Lisboa

Ler mais
Cascais
Mostrar mais

Há mais na Linha

Os melhores hotéis em Cascais

Fica a apenas meia hora de Lisboa, mas pode ser um destino interessante para uma escapadinha de fim-de-semana. Troque o trânsito na marginal por um destes hotéis em Cascais e passe umas noites especiais embalado pelas ondas.    Recomendado: Dez coisas para fazer em Cascais

Ler mais
Por Vera Moura

O que há de novo em Cascais

Fica a meia hora de Lisboa e tem muitas novidades para descobrir. Siga as nossas pistas e rume à linha para ver o que há de novo em Cascais.

Ler mais
Por Inês Garcia

Comentários

0 comments