Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores hotéis de 5 estrelas em Lisboa

Os melhores hotéis de 5 estrelas em Lisboa

Noites de luxo e dias de capricho estão à sua espera nos melhores hotéis de 5 estrelas em Lisboa

Verride Palácio Santa Catarina
©Paulo Carvalho
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

São cada vez mais os hotéis e hostels em Lisboa para dar resposta à onda crescente de turistas que vêm conhecer a capital. Já tínhamos falado dos melhores hotéis em Lisboa, mas faltava trazer aqueles que lhe vão dar o luxo que merece. Por isso, se o seu estilo é à grande e à portuguesa e procura aquele serviço especial que só os melhores hotéis lhe vão dar, opte por um destes melhores hotéis de 5 estrelas em Lisboa.

 

RECOMENDADO: Os melhores hotéis 4 estrelas em Lisboa

Os melhores hotéis 5 estrelas em Lisboa

Verride Palácio Santa Catarina
©Paulo Carvalho
Hotéis

Verride Palácio Santa Catarina

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

O Verride Palácio Santa Catarina abriu em pleno miradouro de Santa Catarina, mais conhecido como Adamastor. O edifício de 1750 foi totalmente recuperado e deve o nome ao conde mais emblemático que por lá passou, mantendo a traça antiga e alguns pormenores que estavam bem conservados, caso da escadaria em caracol que impressiona logo à entrada, da fachada e do arco em pedra da suite Arch, descobertos já a obra ia a meio, ou os azulejos azuis da fotogénica casa de banho da suite Queen, representando o conde de Verride, da Figueira da Foz, numa caçada com os amigos algures entre 1910 e 1918. No total são 14 suítes e quatro quartos acabadinhos de inaugurar para uma experiência exclusiva e luxuosa. Em comum têm os janelões por onde entra a badalada luz de Lisboa, espelhos enormes, camas com espaço para uma família inteira (com lençóis com 600 fios de algodão egípcio e almofadas para todos os gostos – há todo um menu) , e casas de banho em mármore que acolhem toalhões compridos, confortáveis e fofos.

the lumiares
©Filipe Farinha
Hotéis

The Lumiares Luxury Hotel & Spa

icon-location-pin Bairro Alto

Em pleno Bairro Alto, o luxuoso mas descontraído The Lumiares é um oásis de tranquilidade. Os quartos, divididos entre loft-studios, T1s, T2s e penthouses com vista, são espaçosos e contam com uma cozinha completamente equipada, onde não falta máquina de café Nespresso, torradeira e fervedor de água SMEG, serviço de pratos e máquina de lavar a loiça. No rooftop com vista para o rio e o castelo servem-se pequenos-almoços de manhã e cocktails ao fim-do dia. É também no último piso que mora o restaurante Lumni, do chef Miguel Castro e Silva. Passe ainda pelo spa: não é exclusivo para hóspedes e tem tratamentos de aromaterapia de ir aos céus. 

Publicidade
iberostar lisboa
©DR
Hotéis

Iberostar Lisboa

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

É o mais recente hotel de 5 estrelas de Lisboa. É o primeiro do grupo Iberostar a abrir em Lisboa. Fica na Rua Castilho, nº64, a poucos minutos do Marquês de Pombal, e tem 166 quartos (há uma Royal Suite, duas suites, oito júnior suites, 153 duplos e dois quartos de mobilidade reduzida). Conta ainda com um restaurante e dois bares, um no lobby e outro na piscina, onde se destaca um jardim vertical. 

Corpo Santo Hotel
©DR
Hotéis

Corpo Santo Lisbon Historical Hotel

icon-location-pin Cais do Sodré

Os toldos vermelhos, a lembrar as praças parisienses, não passam despercebidos no movimentado Cais do Sodré: o Corpo Santo Hotel abriu ao público em Setembro. Tem um tesourinho museológico, descoberto durante as obras, e quartos de fazer esquecer a cidade. São cinco pisos despidos de excessos e vestidos de contrastes entre os tons claros de paredes e têxteis e as madeiras escuras e maciças. O Corpo Santo tem ainda um restaurante, o Porter, a cargo do chef Artur Roldão, que já passou pelo Tivoli – Palácio de Seteais.

Publicidade
Varanda do Ritz - Esplanada
@Richard Waite
Hotéis

Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

icon-location-pin São Sebastião

Os anos de ouro da alta sociedade portuguesa estavam prestes a arrancar mas Lisboa, na década de 50 do século XX, deixava muito a desejar no campeonato do luxo. Havia um par de hotéis bem falados internacionalmente, mas nada que enchesse as medidas. Até que nasceu o Ritz, em 1959, com uma festa de inauguração badalada, com cerca de dois mil convidados, e o requinte dos hotéis franceses na decoração exuberante e no serviço exemplar. O luxo mantém-se e este cinco estrelas ainda é um dos mais concorridos da capital, onde o “não” é uma palavra quase proibida e o lema é: peça o que quiser que o hotel trata de concretizar.

©Booking
Hotéis

PortoBay Liberdade

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Lisboa tem centenas de hotéis incríveis e uma oferta infinita para todos os tipos de carteira, para visitas curtas ou longas, a dois, em grupo ou em família. É à escolha do freguês. Só faltava mesmo um hotel onde fosse possível passar 15 dias confortavelmente sem arruinar o orçamento. O facto de Lisboa não ter praia nunca foi impedimento para as enchentes turísticas durante o Verão – afinal há muita gente que prefere um bom circuito urbano a um dia a torrar ao sol. O Porto Bay Liberdade reúne o melhor dos dois mundos: o luxo que se espera de um cinco estrelas de cidade com a descontração e informalidade de um hotel de férias. A localização, a dois minutos da Avenida da Liberdade, é só mais um ponto a favor para quem vem para conhecer Lisboa – a quinze minutos estão a Baixa e o Chiado, para o comércio tradicional, e o Príncipe Real, para descobrir novos negócios.

Publicidade
Piscina do Sheraton Lisboa Hotel & Spa vista do topo
Fotografia: Arlndo Camacho
Hotéis

Sheraton Lisboa Hotel & Spa

icon-location-pin São Sebastião

É nas Avenidas Novas, o centro financeiro de Lisboa, que se concentra o maior número de fatos-e-gravata per capita da cidade. O Sheraton, considerado um dos melhores hotéis de luxo do mundo, está aqui instalado há 40 anos. O gigante de 91 metros esconde lá dentro um dos serviços mais atenciosos e eficientes de que há memória (até tem serviço médico à disposição) e 369 quartos que nos fazem querer mudar para lá de malas e bagagens. Nem sequer estamos a falar das dez suítes executivas, com áreas mais generosas do que muitos apartamentos em Lisboa, só mesmo dos quartos standard, onde somos sucessivamente arrebatados pelo rigor da decoração e comodidades de luxo, como os LCD Bang & Olufsen, casas de banho de mármore com banheira e camas absolutamente maravilhosas da marca exclusiva do hotel Sheraton, a Sweet Sleeper.

©Booking
Hotéis

Altis Grand Hotel

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Quem passou pela Rua Castilho em 2015 provavelmente não deu conta de que havia um hotel em remodelação. Provavelmente quem estava instalado nesse hotel, nessa altura, também não se apercebeu de nada. A renovação de visual do Altis Grand Hotel foi tão silenciosa quanto eficaz e aconteceu quase sem ninguém dar por isso. O Altis Grand Hotel começou por dar nova cara aos quartos (300 no total), agora mais leves e confortáveis, com a tecnologia indispensável e casas de banho espaçosas. Quem conheceu o antigo Altis vai ficar de queixo caído com o spa, a grande obra-prima que resultou da renovação.

Publicidade
Hotéis, Hotéis de luxo

Palácio do Governador

icon-location-pin Belém

No palacete onde viveu Gaspar de Paiva, o primeiro governador da Torre Belém, corria o século XVI, está agora um dos hotéis mais bonitos da cidade. A vista directa para o Tejo, a poucos metros distância, é só mais um apontamento de charme. Na verdade, este hotel não é só mais um no panorama de luxo da cidade, sendo provavelmente o único a representar de forma tão genuína as verdadeiras cores da Lisboa típica, urbana e virada para fora e, por isso mesmo, presença fundamental nesta lista dos melhores hotéis 5 estrelas em Lisboa. Os pormenores arquitectónicos do interior foram preservados sempre que possível e isso vê-se na recepção, que agora ocupa o espaço da antiga capela e que ainda mantém os lambris de azulejos e os tectos de masseira do prédio original.

©Booking
Hotéis

Eurostars das Letras

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Eurostar das Letras não promete aumentar as vendas de livros em Portugal, mas assume o compromisso de relembrar que a literatura não é coisa do passado nem tem de ser chata. A prová-lo, um hotel de luxo nas traseiras da Avenida da Liberdade que convida os hóspedes a juntarem-se em soirées animadas pela memória dos grandes escritores. Os 107 quartos foram buscar o nome a Virginia Wolf, Stendhal, Shakespeare ou Mark Twain, com excertos da obra de cada um a pairar sobre as cabeceiras das camas.

Publicidade
Booking.com
Hotéis

Santiago de Alfama

icon-location-pin Castelo de São Jorge

Diz-se que são as pessoas que fazem os sítios e é bem verdade. Talvez o Santiago de Alfama pudesse valer por si só, mas nunca seria a mesma coisa. Se não fosse a simpatia e boa onda da equipa ao comando das operações, a experiência passaria de fabulosa a muito agradável, e isso não sendo necessariamente mau, deixaria as coisas pela metade. Deve o charme ao arquitecto Luís Rebelo de Andrade, que fez questão de manter a traça do edifício do século XV e de recuperar os vestígios romanos encontrados durante a remodelação, sem receio de juntar passado e presente debaixo do mesmo tecto

Booking.com
Hotéis, Hotéis de luxo

InterContinental Lisbon

icon-location-pin São Sebastião

Quando chega a hora de elogiar as vistas panorâmicas daquele hotel de Lisboa em que se ficou uma certa vez, entra-se num campeonato difícil de desempatar. Isto porque muitos hotéis da capital parecem competir pelo melhor postal de Lisboa. Mas no caso do Intercontinental, o assunto é sério pelo simples facto de poucos hotéis se poderem gabar de um enquadramento tão alargado a partir do terraço, com o Marquês de Pombal e a Av. da Liberdade de um lado, o Parque Eduardo VII à porta, e a Baixa, o Tejo e o Cristo Rei (já não muito nítido mas ainda visível) lá ao fundo. É conseguir reunir no mesmo campo de visão as várias caras de Lisboa: a urbana, a bairrista e a cosmopolita.

Publicidade
D.R.
Hotéis, Hotéis de charme

Memmo Príncipe Real

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Foi no bairro construído em homenagem a D. Pedro V – o próprio do Príncipe Real – que o grupo Memmo decidiu assentar arraiais para o terceiro hotel da marca. A aposta numa das zonas mais nobres da cidade, aquela que, apesar do frenesim turístico, ainda se pode considerar a “Lisboa dos lisboetas”, cool como só ela e cosmopolita como nenhuma outra, e onde, estranhamente, escasseia a oferta de alojamento, foi certeira. A vista da maioria das varandas dos quartos, do terraço do bar e do restaurante, onde também está a piscina virada para o Castelo de São Jorge, é imbatível.

Hotel Fontecruz Lisboa
Fotografia: Matilde Cunha Vaz
Hotéis

Hotel Fontecruz Lisboa

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Uns dias antes de abrir, já o néon na fachada de azulejo antracite era testado num pisca-pisca intermitente, a anunciar um novo boutique hotel na Avenida. Ninguém sabia como ia ser, mas suspeitava-se já de alguma originalidade e irreverência. É o amigo punk no meio de um grupo de betos, com uma confiança invejável que ignorou sempre a formalidade dos vizinhos. No fundo, é um hotel que não se leva demasiado a sério, mas que também nunca perde a compostura. Por dentro e por fora, a paleta de cores não varia muito, à excepção de alguns (poucos) apontamentos coloridos na decoração a branco e preto. Nos 72 quartos, é preciso escolher a vista que se quer, de acordo com o sossego que se procura: na parte da frente, a movimentada Avenida da Liberdade; nas traseiras, o pátio interior, que oferece um bem muito valioso (e raro no centro da cidade): silêncio.

Publicidade
Pousada Lisboa
D.R.
Hotéis

Pousada de Lisboa

icon-location-pin Santa Maria Maior

Antes de apresentarmos a Pousada de Lisboa é preciso esclarecer uma coisa. Aquilo a que geralmente associamos o conceito de pousada – um alojamento sem grandes mordomias para pernoitar numa visita rápida –, não é nada do que vai encontrar aqui. Não estivéssemos nós a considerá-lo um dos melhores hotéis 5 estrelas em Lisboa. A filha mais nova do grupo Pestana era uma promessa antiga feita à cidade, havendo mesmo quem duvidasse que Lisboa alguma vez chegasse a entrar no roteiro das Pousadas de Portugal. Aconteceu finalmente no ano passado, quando esta Pousada com P grande se instalou num edifício pombalino do Terreiro do Paço, onde funcionou em tempos o Ministério da Administração Interna – uma escolha que não teria nada de extraordinário, não fosse o facto de toda a praça estar classificada como Monumento Nacional.

Hotel Avenida Palace
©Hotel Avenida Palace
Hotéis

Hotel Avenida Palace

icon-location-pin Santa Maria Maior

Se faz parte do grupo de curiosos que gosta de admirar a arquitectura urbana e a história que ela carrega, o Hotel Avenida Palace é um óptimo ponto de partida. Foi inaugurado em 1892 e muitas vezes elogiado como um dos melhores e mais bonitos da Europa – antes da explosão da concorrência –, e foi projectado pelo mestre José Luís Monteiro, o mesmo arquitecto que desenhou a fachada da vizinha estação do Rossio. Tem 82 quartos e suítes virados para a Baixa de Lisboa, casas de banho em mármore, mas decoração simples, sem as extravagâncias que se vêem nos enormes salões comuns, com cortinas de veludo, vitrais no tecto, brasões talhados a ouro, mobiliário antigo, fontes e estatuetas, quase que a recriar os cenários dos grandes clássicos do cinema.

Publicidade
©Booking
Hotéis

Martinhal Lisbon Chiado Family Suites

icon-location-pin Chiado

O primeiro hotel urbano do grupo Martinhal, o Chiado Family Suites, mantém a aposta do irmão mais velho, em Sagres: ser o melhor amigo das famílias. Escondido numa rua estreita do Chiado, está no centro do roteiro da animação nocturna e do centro histórico e à distância de uma curtíssima caminhada (a descer) do Time Out Market, onde se reúnem os restaurantes dos melhores chefs da cidade. Um óptimo ponto de partida para ir à descoberta do melhor de Lisboa sem precisar de fazer grandes planos – mesmo que venha em família.

Hotéis

Corinthia Hotel Lisbon

icon-location-pin Campolide

Não podíamos falar dos melhores hotéis 5 estrelas em Lisboa sem falar do Corinthia. Fica a um quarteirão de distância do Museu Gulbenkian, o primeiro grande centro da arte contemporânea na capital, e a dois passos das Avenidas Novas. E ainda hoje este hotel de cinco estrelas guarda nos registos aquela vez que recebeu Hillary Clinton durante uma visita à cidade. Nada que nos espante, agora que sabemos que a postura discreta – tanto quanto se pode esperar de um gigante com 24 pisos – é só uma manobra de distracção para esconder o interior, que arranca suspiros logo à entrada no lobby de mármore que também serve de galeria a artistas nacionais e estrangeiros.

Publicidade
Hotéis

Pestana Palace Lisboa

icon-location-pin Alcântara

Imagine-se um hotel que foi residência principal de um membro da nobreza do século XIX, o Marquês de Valle Flôr, homem viajado e de gostos refinados. Depois da sua morte, o edifício esteve ao abandono mais de 60 anos, até ser comprado pelo grupo Pestana, que reconheceu neste Petit Trianon um diamante em bruto. Só em 2001, depois de ser elevado a Monumento Nacional, é que abriu ao público como Pestana Palace, a jóia da coroa do grupo hoteleiro e já considerado um dos melhores hotéis de luxo do mundo – Madonna que o diga, que já por cá passou. Dos 193 quartos e quatro suítes, a suíte D. Carlos, a maior do hotel, em homenagem ao penúltimo monarca português, é a mais luxuosa, elegante, espaçosa e confortável, com um terraço de 33 metros quadrados com vista para o Tejo e para a piscina e jardins tropicais do hotel.

©Booking
Hotéis

Altis Avenida Hotel

icon-location-pin Santa Maria Maior

A arquitectura e decoração são inspiradas nos anos 40 e giram em torno do conceito urban chic, onde o passado e futuro se encontram, criando um ambiente único. No sítio onde acaba a Avenida da Liberdade e começa o Rossio, o edifício continua a ser um dos mais valiosos exemplos da passagem da corrente modernista por Lisboa. Os 70 quartos e suítes distribuídos por seis pisos têm uma onda simultaneamente kitsch e futurista com referências de Arte Déco, que se vêem nos detalhes a dourados, cor de ameixa e madeira, em contraste com o estilo contemporâneo que a decoração em tons de preto e branco oferece.

Publicidade
©Booking
Hotéis

Tivoli Lisboa

icon-location-pin Avenida da Liberdade

Beatriz Costa viveu aqui mais de 30 anos, quando o Tivoli era um dos poucos hotéis em Lisboa a cumprir as normas de luxo exigidas por uma diva do cinema. Com mais de oito décadas de experiência nas lides hoteleiras (foi construído em 1933), o grupo foi crescendo e abrindo outras unidades dentro e fora da cidade, mas o primogénito da Avenida da Liberdade continua, ainda hoje, a ser grande um dos grandes clássicos da capital. O terraço no último piso, orgulhoso anfitrião do Sky Bar, é um dos rooftops mais badalados de Lisboa.

Hotéis

Olissippo Lapa Palace

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

O Olissippo Lapa Palace só peca pelo acesso – na Lapa é sempre a subir ou a descer, não há outra forma de circulação –, tudo o resto é incrível. Este palacete do século XIX convertido em hotel de cinco estrelas é o mais próximo que imaginamos de um palácio real dos tempos modernos. O estilo clássico e imperial deixa-nos de boca aberta durante toda a estadia, mesmo quando já não achávamos possível espantarmo-nos com uma cómoda de madeira trabalhada, um reposteiro ou um lustre de cristal. De quarto em quarto, as cores da decoração e a paisagem variam (uns têm vista para o Tejo, outros para o jardim exótico), mas é nas suítes palacianas que encontramos camas de dossel maiores do que sabíamos existir.

Mais hotéis em Lisboa

AlmaLusa Hotel
Fotografia: Diana Tinoco
Hotéis

Os melhores hotéis românticos em Lisboa

Que Lisboa é a cidade mais romântica já nós sabíamos, mas que tinha tantos hotéis para levar as escapadinhas românticas a um novo nível foi uma surpresa. Seja com pequenos-almoços na cama ou vistas de cortar a respiração, os melhores hotéis românticos em Lisboa não desiludem.

Hotéis

Os melhores hotéis com jacuzzi no quarto em Lisboa

Entre os melhores hotéis de Lisboa, há uns que convidam mais ao romantismo. Não é fácil encontrar um hotel que tenha jacuzzi no quarto mas a verdade é que se tiver uma banheira aos pés da cama ou no terraço, com água aquecida borbulhante, tudo fica melhor. Reunimos os melhores hotéis com jacuzzi no quarto em Lisboa.   RECOMENDADO: Os melhores hotéis com spa em Lisboa

Publicidade
Hotéis

Os melhores hotéis com spa em Lisboa

Lisboa está cada vez mais mexida. Com tantas ruas para percorrer, lojas onde comprar e restaurantes dos quatro cantos do mundo para experimentar na capital, acaba o dia mais cansado do que quando começou as férias. Seja para um apontamento particular ou para passar um fim-de-semana completo, estes hotéis têm a receita ideal para esquecer a loucura da cidade. Encoste-se para trás, coloque o pepino nos olhos e aprecie a música zen nos melhores hotéis com spa em Lisboa.   Recomendado: Os melhores hotéis românticos em Lisboa

Publicidade