A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardins da Gulbenkian
João Pimentel FerreiraJardins da Gulbenkian

As melhores coisas para fazer ao domingo em Lisboa

Domingo não é dia de ronha, por isso saia de casa e descubra o melhor que a cidade tem para oferecer.

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Beatriz Magalhães
Publicidade

Caso o sábado tenha sido selvagem, diga-se, e só lhe apetece passar a tarde de pijama a pôr as séries em dia ou simplesmente na ronha, fique a saber que Lisboa tem vida ao sétimo dia (ou primeiro, dependendo do calendário que segue). Se preferir aventurar-se no mundo dos palcos, há peças de teatro para ver, mas caso queira um domingo mais mexido pode sempre participar num workshop de kizomba e treinar as ancas para uma ocasião futura. Não falta ainda uma dose de programação religiosa, uma boa refeição ou umas boas borlas. Ora veja as nossas sugestões.

Recomendado: O melhor das manhãs em Lisboa

As melhores coisas para fazer ao domingo

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Lumiar

A vontade pode não ser muita, mas se é para fazer desporto que seja ao ar livre. Por toda a cidade, não faltam jardins onde alongar, paredões onde correr e espaços onde pôr o corpo a mexer. Ginásios ao ar livre também há muitos por aí e para o ajudar a encontrá-los a Time Out preparou uma lista bem equipada. Por isso, não há desculpas.    

  • Atracções
  • Alcântara

Nunca são demais as visitas à Lx Factory, seja por que razão for. E não se surpreenda se, ao domingo, vir o trilho principal ocupado por banquinhas – é o Lx Market. Já foi quase um mercado itinerante, mas foi no Lx Factory que encontrou poiso seguro. Por lá, as vendas vão do artesanato ao vestuário e dos acessórios à decoração. Pode sempre aproveitar para comer um brunch farto na Wish ou dar uma facadinha na dieta com uma valente fatia de bolo da Landeau.

Publicidade
  • Restaurantes
  • São Sebastião

Se é para ser, é para ser em bom e no Ritz. O brunch do Ritz faz jus às cinco estrelas do hotel. Só há aos fins-de-semana, entre as 12.30 e as 16.00, é servido no restaurante Varanda, e é um banquete de luxo com tudo o que possa imaginar e ainda mais alguma coisa. Na carta, encontra uma selecção de charcutaria e queijos, panquecas e waffles, e até sushi e sashimi.  

  • Restaurantes

Quando o Imperador Constatino proclamou domingo como dia de descanso, em Março do ano 321, estava a tentar regular o calendário semanal. E cozinhar ao domingo ainda é daquelas coisas que muitos evitam. Se assim for, o melhor é saber com o que contar e descobrir os restaurantes abertos neste dia de descanso. Mas atenção: tem muito por onde escolher, são 20 as sugestões de restaurantes abertos ao domingo em Lisboa.

Publicidade
  • Teatro

Todas as semanas, a agenda de Lisboa está sempre bem recheada de novas peças de teatro para ir ver. Quando não tiver planos para o próximo domingo, dê uma olhadela nas nossas recomendações e marche até ao teatro mais próximo. O difícil vai ser escolher. 

  • Atracções
  • Edifícios e locais religiosos

Há mais de 100 igrejas para descobrir na cidade. Foi difícil, mas conseguimos escolher os templos católicos que nem o mais convicto ateu pode contornar. Não servem apenas para rezar. As igrejas são odes à arquitectura e guardam muitas histórias entre vitrais, azulejos, pinturas e talhas douradas. Caso lhe interesse, os horários das missas está aqui

Publicidade
  • Museus
  • São Sebastião

Aos dias de semana não consegue ir porque trabalha e bate com o nariz na porta sempre que chega à Gulbenkian. Ao fim-de-semana não há grande desculpa para não seguir um roteiro cultural, até porque a sua vida melhora quando lhe dissermos que o Museu Calouste Gulbenkian é gratuito aos domingos a partir das 14.00. Aproveite para se manter actualizado das modas expositivas e, quem sabe, se o tempo ajudar, ainda se pode encostar na relva para uma sesta ou leituras domingueiras.  

  • Noite
  • Cais do Sodré

A discoteca africana mais conhecida da cidade tem sido feliz na sua nova morada desde 2011, mesmo em frente ao rio, depois de ter fechado portas no Palácio dos Almadas. Aos domingos, há workshops de kizomba, basta estar atento à página do Facebook para saber quem lidera a sessão. Depois da aula, segue-se um DJ set para pôr em práctica o que aprendeu.   

Publicidade
  • Atracções
  • Belém

Nem só de concertos e exposições se faz o Centro Cultural de Belém. O primeiro domingo de cada mês é dia de romaria ao Mercado do CCB. Nesta pequena cidade, encontra desde roupa vintage, discos, produtos biológicos a peças de decoração. Há ainda oficinas, momentos de culinária e música. Enfim, há de tudo um pouco, sempre no primeiro domingo do mês entre as 10.00 e as 18.00.

  • Noite
  • Cais do Sodré

Ao domingo, o palco do Titanic Sur Mer é virado para o samba. Na Roda de Samba, os DJs convidados prometem trazer muita animação pela noite dentro.   

Mais em Lisboa

  • Arte

Aproveite o fim-de-semana para descobrir as muitas exposições a decorrer em Lisboa. Uma proposta para tornar os próximos dias mais culturais – sozinho, com a família ou os amigos (vai tudo atrelado). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Mas não queremos que se perca e, por isso, dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar mais atenção. Só tem de decidir por onde quer começar: pintura, fotografia, ilustração, design ou instalações de grande escala. Trace o roteiro cultural e bom fim-de-semana.

Recomendado: Estas exposições gratuitas em Lisboa valem a visita

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade