Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

Já está preparado para o regresso da chuva e do frio? Nós damos uma ajuda a encarar o Outono.

Jardim da Estrela
© Andrea Mann (flickr.com/andreamann) Jardim da Estrela
Por Cláudia Lima Carvalho |
Publicidade

Verdade seja dita: o Outono já chegou há uns dias, mas temo-nos dado ao luxo de assobiar para o lado enquanto ainda damos uns mergulhos. Mas chegou o momento de encarar a realidade, ou a estação: adeus praia, olá cidade, adeus calor, olá chuva? Se ainda não está preparado para enfrentar o que aí vem, apesar de os dias já se notarem cada vez mais curtos, damos-lhe 12 ideias para aproveitar o Outono para que tudo fique mais fácil. Quem disse que o Outono era chato? Decida já como vai aproveitar a estação ao máximo.

Recomendado: Os eventos em Lisboa que não vai querer perder

12 ideias para aproveitar o Outono em Lisboa

1
Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões
Coisas para fazer

Volte aos parques e jardins em Lisboa

Vai-se a época dos mergulhos, chega a dos relvados. Descubra os melhores parques e jardins para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique. Vale tudo menos ficar em casa.

2
Botanista
Duarte Drago
Restaurantes

Continue a apostar nas esplanadas

Estas são as esplanadas que circulam pelos grupos de WhatsApp desde os dias quentes de Verão, que se têm prolongado por este Outuno. Comece já a dinamizar esses chats e a marcar um copo ao final do dia numa destas 21 novas esplanadas em Lisboa. É aproveitar enquanto não chove.

Publicidade
3
Manteigaria Silva Belém
©Duarte Drago
Compras, Mercearias finas

Acompanhe um copo de vinho com uma tábua de enchidos na nova Manteigaria Silva

icon-location-pin Belém

Uma tábua de queijos e enchidos composta e um copo de vinho é um básico de final de tarde seja qual for a estação do ano. E se for com o Tejo a compor o cenário e com música ao vivo, melhor ainda. Esta é a mais recente cortesia da histórica Manteigaria Silva, que abriu a terceira loja em Lisboa no remodelado espaço do Vela Latina, na Doca do Bom Sucesso, em Belém. Fica mesmo ao lado da entrada do restaurante (que lá dentro tem o Nikkei, que entrou para a nossa lista de melhores novos restaurantes de 2017) e tem uma esplanada própria.

4
L'eclair, campo das cebolas, eclairs
Fotografia: Duarte Drago
Restaurantes

Afogue-se num éclair com vista para o Campo das Cebolas

icon-location-pin Santa Maria Maior

É uma das grandes novidades deste Outono, uma promessa que já fazia quase um ano. A L’Éclair do Campo das Cebolas abriu finalmente e além dos famosos éclairs tem pequenos-almoços reforçados e uma janela de venda para a rua. O espaço é mais pequeno do que a loja do Saldanha, mas luminoso, com apenas 15 lugares sentados – uns em mesas para dois e outros junto ao balcão. A colecção de Outono no que aos éclaires diz respeito está quase a chegar por isso esperam-se novidades saborosas. 

Publicidade
5
Yao Coffee & Tea Lab - Golden Latte
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes

Descubra o golden latte

A bebida de cor dourada ganhou fama nos últimos tempos e até um espaço próprio nos menus de restaurantes e cafés da moda. O golden latte – muitas vezes chamado de turmeric latte – é uma mistura de leite vegetal com curcuma (açafrão) e outras especiarias, com origem na medicina ayurvédica, da Índia. Se, para a mesa, a chávena viesse acompanhada com uma bula podia ler nela as propriedades nutricionais, anti-inflamatórias e antioxidantes. E não vale a pena dourar a pílula na hora de decidir se é para ir para as redes: todos os lattes que escolhemos são da categoria instagramáveis, para mergulhar a sério num pantone douradinho. 

6
Caos Bar
Fotografia: Duarte Drago
Noite

Ou aposte num cocktail a saber a Snickers

icon-location-pin Cais do Sodré

A lista de cocktails deste novo bar no Cais do Sodré é extensa, mas nós sugerimos que se aventure num J&J, o cocktail que sabe ao chocolate Snickers. “Fizemos uma infusão de rum com amendoins, um cocktail after dinner, mais doce, com chocolate, café e leite de avelã e baunilha”, explicou-nos então Daniel Luís, autor da carta que contou com a consultadoria de Dave Palethorpe, do Cinco Lounge. O Caos quer ser diferente dos outros bares da Rua Cor-de-Rosa: "É para o pessoal que está farto da confusão e quer estar mais tranquilo, com outro tipo de ambiente.” 

Publicidade
7
Treestory
©Manuel Manso
Restaurantes, Georgiano

Descubra a cozinha georgiana

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Mais uma bandeirinha no mapa gastronómico lisboeta. O primeiro restaurante georgiano da cidade chama-se #Treestory e abriu na Luciano Cordeiro, perto do Marquês. Prove pela primeira vez os khachapuri, um dos pratos nacionais do país, para comer com as mãos e carregadinho de queijo, ou os khinkali, dumplings georgianos.

8
Solar dos Presuntos - Cozido à Portuguesa
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Coma de prato cheio

Se é daqueles que encaram o Outono como um urso pardo e precisa de encher o bandulho a pensar na hibernação, fique a saber onde é que em Lisboa pode comer cozido, açorda, bacalhau, rissóis e pataniscas, entremeadas, croquetes e empadões. Do Minho ao Algarve, do interior ao litoral – não é preciso sair de Lisboa para experimentar os melhores sabores da cozinha portuguesa. E temos de tudo, dos restaurantes com toalhas de papel e travessas de inox, aos pratos cuidados a roçar o fine dining. Verdade seja dita, é a melhor comida de conforto que alguém pode querer.

Publicidade
9
Knives skills class offer Open Kitchen
Coisas para fazer

Também pode aprender a arte de agarrar os outros pelo estômago

O homem, a mulher, os miúdos, os amigos. Todos queremos comer e beber bem. Estamos prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou um cocktail conversador. Mas e que tal meter mãos à obra e aprender coisas novas? Não sabe por onde começar? Já lhe fizemos a papinha toda, ora espreite aqui.

10
Rami Malek é Freddie Mercury em BOHEMIAN RHAPSODY
Nick Delany
Filmes

Feche-se numa sala de cinema

São muitos os filmes alinhados para estreia até ao final do ano, mas estes são os mais aguardados – ou aqueles que não pode perder. Há cinema para todos os gostos. Desde blockbusters como Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de David Yates, ou O Regresso de Mary Poppins, de Rob Marshall, a filmes mais ao gosto da crítica, como Shoplifters, do japonês Hirokazu Kore-eda, ou O Amante Duplo, do francês François Ozon. Aponte as datas destas estreias no calendário, assim quando o frio chegar já saberá como lidar com ele.

Publicidade
11
Baixa Terapia
DR
Teatro

Ou vá ao teatro

A sério, deixe-se de desculpas e vá ao teatro. Em Lisboa, não faltam opções, grande parte delas com preços bem apetecíveis. Originais, clássicos, experimentais, ou daquela estranha categoria chamada transversais. Podemos dizer que há de tudo nesta selecção, em constante actualização. Há companhias históricas, mas também emergentes. Nomes bem conhecidos e outros sobre os quais ainda vai ouvir falar garantidamente. Afinal, está à espera de quê para ir ao teatro?

12
piscina ritz
Coisas para fazer

Contrarie a neura num spa

A lufa-lufa da cidade tira-lhe a paciência? Está desanimado com o fim do Verão? Relaxe com estes tratamentos. Meia horinha depois do trabalho ou um dia inteiro de lazer, passado sem culpas, de roupão. Você decide o tratamento relaxante que melhor se ajusta a esses níveis de stress. Mas vá por nós, estas massagens são capazes de fazer esquecer todos os males do mundo.

Especial rentrée: bem-vindo de volta a Lisboa

House Of Cards 6
David Giesbrecht/Netflix
Filmes

Dez séries que tem de ver até ao final do ano

Apesar de ainda existirem muitos canais e produtoras com o trabalho de casa por fazer no que toca à rentrée, já é possível perceber o que vamos poder ver na televisão (ou no telefone, no tablet ou no computador) nos próximos meses. Há regressos esperados há muito tempo, despedidas difíceis e novidades que prometem ser boas. Por agora, deixamos-lhe dez títulos com estreias anunciadas até ao final de 2018 que não pode mesmo perder. O mais provável é que nas próximas semanas se anunciem mais novidades, tendo em conta as estreias internacionais ainda sem data em Portugal. Seja como for, não vão faltar motivos para não sair do sofá. 

Tadashi Kawamata
DR
Arte

Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

A agenda de exposições em Lisboa vai de vento em popa. Há cinco, pelo menos, que não pode mesmo perder. Pode deitar o olho (e meter a mão na consciência) numa exposição sobre alterações climáticas e sobre poluição marítima no MAAT ou aventurar-se a descodificar as várias concepções sobre o amor no Museu Berardo. Também a marca Time Out celebra este ano meio século de vida e isso foi pretexto para uma exposição em pleno Time Out Market que tem suspensas no tecto 50 capas de revistas de várias cidades da família.  Vá, sabemos que o Outono já entrou oficialmente, mas o bom tempo ainda está aí para as romarias de fim-de-semana ou finais de tarde nos museus da cidade. Aponte já na agenda, porque estas são daquelas exposições que não inauguram todos os dias. 

Publicidade
Anna Calvi
©DR
Música

Os concertos mais aguardados até ao final do ano

Desde figurões do samba como Zeca Pagodinho a históricos cantauroes portugueses como Fausto Bordalo Dias (ainda por cima a cantar a sua trilogia sobre a diáspora), passando por nomes cruciais da música anglo-saxónica como os Low, há muita música para ouvir até ao final do ano. Portanto, tem de se organizar. Não faz contas para as suas contas? Não cria tópicos e lembretes telefónicos para bater tudo certo e o orçamento esticar até ao final de cada mês? É encarar os concertos como o IMI ou o IUC e escolher ao que vai. 

More to explore

Publicidade