out jazz
Cortesia Out Jazz
Cortesia Out Jazz

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Agosto pode ter consequências assinaláveis na agenda da cidade, mas nem tudo está perdido. Nos fins-de-semana de um mês que se adivinha quente e comprido não faltam novos pratos para provar, música para ouvir e filmes para ver a céu aberto – tudo como o Verão pede, ao ar livre, para tirar partido dos dias (ainda) longos e das noites amenas. Reserve tempo ainda para provar as especialidades dos melhores novos restaurantes da cidade (e arredores), para ver as exposições do momento e para estoirar o subsídio de férias nas novas lojas.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Arte
  • Baixa Pombalina

A reforçar o seu compromisso com o estudo e divulgação do património nacional de design gráfico, o MUDE apresenta uma exposição dedicada à obra de João Machado, cujo arquivo doado ao museu em 2023 representa muito do que de mais relevante a nível internacional foi feito por um português nesta disciplina. O edifício está, na verdade, cheio de coisas para ver, nomeadamente as outras exposições temporárias: "Portugal Pop: A moda em português. 1970-2020" e "Vivienne Westwood. O Salto da Tigresa". Todas as sextas, a partir das 17.00 e até às 21.00, a entrada é gratuita para residentes no concelho de Lisboa.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

  • São Sebastião

Depois de Madrid e de Barcelona, o restaurante da família La Ancha instalou-se no hotel Me Lisboa by Meliá, na esquina da Fontes Pereira de Melo com a António Augusto Aguiar. A carta do espaço – que não é de tapas nem é de fine dining, fica algures no meio – não é exactamente igual à de Espanha. Não é sequer igual todos os dias: varia consoante a estação e o produto disponível (e é impressa diariamente para distribuir pelos clientes). Mais de 640 pratos já foram criados, provados, testados e vendidos no Fismuler, que abriu em 2016, mas apenas entre 20 e 30 chegam ao menu a cada dia. A estrela é o escalope San Román, um panado XXL servido com uma surpreendente cobertura de ovo cozinhado a baixa temperatura, trufa e cebolinho, mas há outros pratos que raramente desaparecem, como a bocata de orelha crocante com salsa brava, a tarte tatin de alho francês com mortadela trufada ou o robalo confitado com gazpachuelo de codium. Nas sobremesas, brilha a tarta de queso Fismuler, bem cozida por fora e liquida no interior.

+ Fismuler: de Espanha para as Avenidas Novas, com um panado XXL

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Jardim do Torel volta a ser ponto de encontro em Agosto com o ciclo Cinema no Verão, com sessões gratuitas às sextas e sábados, sempre às 21.00. A programação passa por clássicos de vários géneros, de Batman (1989) e Blade Runner (1982) a cultos como Groundhog Day – O Feitiço do Tempo (1993) ou Full Metal Jacket – Nascido Para Matar (1987), sem esquecer a comédia de Tootsie – Quando Ele Era Ela (1982), que encerra o ciclo a 30 de Agosto.

+ Cinema ao ar livre regressa ao Jardim do Torel em Agosto

Sábado

  • Beato

Após cinco anos a vender bolos por encomenda nas redes sociais, Eduarda Meireles abriu um espaço na Penha de França. Aos bolos que tornaram a brasileira de Minas Gerais conhecida (e que agora vende à fatia), junta-se o pão de queijo, a estrela do novo espaço. E aqui, conselho de Eduarda, é para comer recheado. Com pernil, linguiça, frango ou cogumelos, com doce de leite ou goiabada – ou simples, vá, uma opção sempre segura para quem não gosta de arriscar. Os cogumelos são comprados num mercado local e a carne vem de um talho da vizinhança.

+ Matuta: sai um cafezim, um bolim e um pão de queijo recheado
 

  • Coisas para fazer
  • Concertos
  • Castelo de São Jorge

Todos os sábados de Agosto, pelas 19.00, há Pôr do Sol no Castelo, ou seja, DJ sets nas ondas da música de dança, afrobeat, hip-hop, house e disco, com uma das melhores vistas de Lisboa. A entrada é gratuita, mas deve levantar bilhetes no próprio dia, a partir das 18.00 (o máximo são dois por pessoa).

+ As melhores coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Domingo

  • Lisboa

Em Maio de 2023, abriram o primeiro Stack no Mirari. O espaço era pequeno, estilo pop-up, e havia apenas duas opções no menu. Cedo vieram os elogios e, volvido cerca de ano e meio, os três sócios, Louis Bayle, Paul Cukierman e Malcolm Granath, decidiram abrir um restaurante propriamente dito na Rua Jacinta Marto, nos Anjos. A carta acabou por crescer, com mais um hambúrguer. Ao original, que leva pickles, cebola, mostarda e ketchup, e ao house, mais apimentado, com alface iceberg, maionese e o molho da casa, junta-se o exit, uma ode ao hambúrguer norte-americano, inspirado no “animal style” vendido pela cadeia de fast-food In-N-Out. Este último leva cebola caramelizada, pickles e o molho stack. Todos unidos por duas fatias de pão de batata artesanal.

+ Os smash burgers do Stack comem-se como mandam os americanos. E o segredo está no pão

  • Coisas para fazer
  • Oeiras

Durante o mês de Agosto, o Out Jazz estaciona no Parque Urbano do Jamor. São cinco domingos bem passados, com um rol de bandas e DJs convidados – Rafael Santo Quinteto e Fella Ayala (3), Jazzopa e Mr. Bird (10), Juliana Mendonça Sexteto e Refogado (17), AVDYSH & XAVIER e Mei Glez (24) e Indra Trio e Rádio Barraka (31).

Mais que fazer em Lisboa

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade