Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

O melhor de Belém para as crianças
Há um ditado que diz: “Em Roma, sê romano.” Aqui, a ideia é parecida – em Belém, sê turista. Bem-vindos ao bairro que é uma aula de História a céu aberto.
Os meninos andam a estudar os Descobrimentos? Feche-lhes o livro de História e leve-os a Belém. Alguns dos monumentos mais emblemáticos do bairro histórico à beira rio são do tempo em que os portugueses partiram à descoberta do mundo. Mas há muito mais para fazer em família além de visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém ou o Padrão dos Descobrimentos: há jardins para brincar, museus para explorar, restaurantes amigos das famílias, lojas coloridas e boas razões para dar umas facadas na dieta. Olhe que ser turista na própria cidade é bem divertido.
Recomendado: Museus e monumentos a não perder em Belém
O melhor de Belém para as crianças
1. LU.CA - Teatro Luís de Camões
Foi durante décadas a morada do histórico Belém Clube, mas agora tem uma nova vida. O Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, chama-se LU.CA e é um espaço pensado em exclusivo para as crianças e o público jovem. Todo o programa foi desenhado e pensado pelo serviço educativo do Maria Matos, que passa agora a desenvolver aqui o seu trabalho, depois da reorganização dos teatros municipais levada a cabo pela autarquia. Tem programação o ano inteiro.
2. Nannarella
Depois de abrir, foi um tirinho até ser considerada uma das melhores da cidade. Os gelados são servidos com uma espátula, de acordo com a tradição romana, e têm natas batidas no topo, mesmo a pedir uma dedada. As filas à porta, faça chuva ou faça sol, podem cansar os mais pequenos, mas são a garantia da magia que se faz lá dentro: gelados artesanais com fruta portuguesa e outros frescos. Oreo e morango são alguns dos mais populares entre a pequenada.
+ As melhores gelatarias para levar os miúdos em Lisboa
3. Planetário Calouste Gulbenkian
Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Sob a cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e estrelas, milhares de estrelas. Entre as sessões temáticas, há coisas espectaculares como Acampar com as Estrelas, Viagem a um Buraco Negro ou O Mistério da Bola de Fogo.
4. Tintin Shop
Duvidamos que os maiores aficionados do universo Tintin lá em casa sejam os miúdos, mas não há dúvida que eles ficam doidos com a loja oficial do repórter aventureiro. Tem desde peças de colecção a uma variedade de produtos a preços mais acessíveis, como peluches, porta-chaves e canecas. Além, claro, da colecção completa de livros.
5. MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
O Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia é uma modernice num bairro cheio de edifícios centenários. O serviço educativo não brinca em serviço e tem sempre uma agenda animada para os miúdos, com oficinas criativas, programas de férias e exposições.
+ À procura das melhores festas de aniversário em Lisboa? As do MAAT fazem parte da lista.
6. Este Oeste
Comida italiana ou sushi? Os desejos deles são ordens no restaurante do Centro Cultural de Belém, que tem uma esplanada com vista para o rio e espaço de sobra para muitas brincadeiras. Antes de ir, cheque a agenda da Fábrica das Artes do CCB, que trabalha “para todas as infâncias”.
7. Museu Nacional dos Coches
Se lhes der a escolher entre uma visita guiada com um guia tradicional ou uma visita guiada com o cocheiro Alcibíades ou uma rainha de verdade, apostamos que rapidamente trocam o “blablabla” por um passeio que mais parece uma peça de teatro. Felisa Perez é a cara da Coolture Tours, um projecto que dá a conhecer o Museu dos Coches e outros monumentos da cidade de uma forma muito divertida.
+ Ahoy marujo! A nova visita-encenada da Coolture Tours é à Fragata D. Fernando II e Glória
8. Qtour
Ser turista na própria cidade pode ser muito divertido. Imite os camones e entre numa charrete para conhecer o bairro que no ano de 1500 já era cosmopolita. As viagens da Qtour, a bordo do meio de transporte dos tempos dos reis, duram 20 minutos e passam por lugares obrigatórios como o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos… e os pastéis de Belém.
9. Pastelaria Restelo - “O Careca”
Basta estar atento à fauna que frequenta esta pastelaria para perceber que as famílias são bem-vindas. Os protagonistas da montra são os croissants de massa folhada quentes e polvilhados de açúcar cristalizado – uma receita que está no segredinho dos deuses há mais de 30 anos – e os palmiers finos e estaladiços.
10. Museu Nacional de Arqueologia
Alberga uma múmia famosa e não é só por ter mais de 2000 anos. O único caso conhecido em todo o mundo de uma múmia a que foi diagnosticado cancro na próstata (uma descoberta feita em 2011) faz parte da colecção deste museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos. E é também bom saber que os guerreiros galaico-lusitanos de granito, à entrada, datam do século I d.C. e são tesouro nacional. Mas há mais para ver: máscaras funerárias, esfinges egípcias e achados nacionais de ourivesaria, numismática, vidro e escultura. Em dias especiais, há actividades também para famílias. Fique atento ao site para saber quais.
11. Jardim da Praça do Império
Chegado a este jardim prepare-se para fintar as senhoras que andam atrás de si para lhe ler a sina, mas tirando isso é um belo sítio para descansar à sombra de uma árvore nos dias em que a temperatura sobe. Também não é mal pensado levar a cesta do piquenique e passar uma tarde diferente em família.
12. Museu Colecção Berardo
Não é difícil fazer da visita ao museu um momento divertido só com comentários bem-humorados sobre a arte do século XX. Até a Matemática é bem-vinda, se quiser pôr os miúdos a calcular o peso da obra mais valiosa no valor total da colecção, que vale 316 milhões de euros – o quadro de Picasso Femme dans un fauteuil (métamorphose), de 1929, avaliado em 18 milhões. Se falta imaginação aos pais, o melhor é deixá-los descobrir o museu por si, numa das actividades previstas, como as oficinas de magia, que ajudam a revelar os segredos das formas e cores das obras do Museu Berardo.
Lisboa dos pequenitos
O melhor de Monsanto para os miúdos
O quarto dos brinquedos virado do avesso, os miúdos à bulha, a televisão aos gritos. O cenário é-lhe familiar? A solução é arrancá-los de casa. No pulmão verde da cidade, não faltam lugares para entreter os mais novos e deixá-los tão cansados, tão cansados, que no regresso a casa nem têm energia para desarrumações ou discussões.
O melhor do Parque das Nações para as crianças
A zona oriental de Lisboa estava completamente adormecida até 1998, quando a EXPO fez nascer o grandioso Parque das Nações. "EXPO? O que é isso?", perguntam aos pais os filhos dos anos 2000. Se não lhe apetece fazer uma longa viagem pelo corredor da memória, o melhor é enfiá-los no carro e partir à descoberta do bairro à beira Tejo, onde não faltam atracções para as crianças.
Coisas para fazer com as crianças em Cascais
A menos de meia hora de Lisboa, a Linha de Cascais tem praias de sonho, óptimos restaurantes (principalmente de peixe!) e até um bairro de museus para percorrer a pé e ir aprendendo pelo caminho. Se leva os miúdos na bagagem nada tema. É que não faltam coisas para fazer com crianças em Cascais, em qualquer altura do ano.
Coisas para fazer com as crianças em Sintra
A romântica e misteriosa Sintra tem um efeito magnético sobre os lisboetas – e os turistas que visitam a cidade. Lá no cimo da montanha, não faltam coisas para descobrir: parques e jardins a compor o cenário bucólico; restaurantes para comer perto da vila, no meio da serra ou quase com os pés na areia; praias paradisíacas; hotéis onde vale a pena pernoitar e dezenas de coisas para fazer. Quer levar os miúdos a reboque? Nesta lista encontra duas mãos cheias de ideias para entreter os mais pequenos.