Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Belém para as crianças

O melhor de Belém para as crianças

Há um ditado que diz: “Em Roma, sê romano.” Aqui, a ideia é parecida – em Belém, sê turista. Bem-vindos ao bairro que é uma aula de História a céu aberto.

Coolture tours, cocheiro
Visita encenada da Coolture Tours ao Museu dos Coches
Publicidade

Os meninos andam a estudar os Descobrimentos? Feche-lhes o livro de História e leve-os a Belém. Alguns dos monumentos mais emblemáticos do bairro histórico à beira rio são do tempo em que os portugueses partiram à descoberta do mundo. Mas há muito mais para fazer em família além de visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém ou o Padrão dos Descobrimentos: há jardins para brincar, museus para explorar, restaurantes amigos das famílias, lojas coloridas e boas razões para dar umas facadas na dieta. Olhe que ser turista na própria cidade é bem divertido. 

Recomendado: Museus e monumentos a não perder em Belém

O melhor de Belém para as crianças

1
 Teatro Luís de Camões
@Fernando Guerra
Miúdos

LU.CA - Teatro Luís de Camões

icon-location-pin Belém

Foi durante décadas a morada do histórico Belém Clube, mas agora tem uma nova vida. O Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, chama-se LU.CA e é um espaço pensado em exclusivo para as crianças e o público jovem. Todo o programa foi desenhado e pensado pelo serviço educativo do Maria Matos, que passa agora a desenvolver aqui o seu trabalho, depois da reorganização dos teatros municipais levada a cabo pela autarquia. Tem programação o ano inteiro. 

+ Entrevista a Susana Menezes, directora artística do LU.CA: "É muito mais difícil trabalhar para crianças."

2
Nannarella
©Manuel Manso
Restaurantes, Geladarias

Nannarella

icon-location-pin Belém

Depois de abrir, foi um tirinho até ser considerada uma das melhores da cidade. Os gelados são servidos com uma espátula, de acordo com a tradição romana, e têm natas batidas no topo, mesmo a pedir uma dedada. As filas à porta, faça chuva ou faça sol, podem cansar os mais pequenos, mas são a garantia da magia que se faz lá dentro: gelados artesanais com fruta portuguesa e outros frescos. Oreo e morango são alguns dos mais populares entre a pequenada. 

+ As melhores gelatarias para levar os miúdos em Lisboa

 

Publicidade
3
Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário
Atracções

Planetário Calouste Gulbenkian

icon-location-pin Belém

Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Sob a cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e estrelas, milhares de estrelas. Entre as sessões temáticas, há coisas espectaculares como Acampar com as Estrelas, Viagem a um Buraco Negro ou O Mistério da Bola de Fogo.

4
Loja Tintin
ManuelManso
Compras

Tintin Shop

icon-location-pin Belém

Duvidamos que os maiores aficionados do universo Tintin lá em casa sejam os miúdos, mas não há dúvida que eles ficam doidos com a loja oficial do repórter aventureiro. Tem desde peças de colecção a uma variedade de produtos a preços mais acessíveis, como peluches, porta-chaves e canecas. Além, claro, da colecção completa de livros.

Publicidade
Publicidade
7
Coolture Tours
Museus

Museu Nacional dos Coches

icon-location-pin Belém

Se lhes der a escolher entre uma visita guiada com um guia tradicional ou uma visita guiada com o cocheiro Alcibíades ou uma rainha de verdade, apostamos que rapidamente trocam o “blablabla” por um passeio que mais parece uma peça de teatro. Felisa Perez é a cara da Coolture Tours, um projecto que dá a conhecer o Museu dos Coches e outros monumentos da cidade de uma forma muito divertida. 

+ Ahoy marujo! A nova visita-encenada da Coolture Tours é à Fragata D. Fernando II e Glória

Publicidade
9
Pastelaria Careca
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes, Cafés

Pastelaria Restelo - “O Careca”

icon-location-pin Belém

Basta estar atento à fauna que frequenta esta pastelaria para perceber que as famílias são bem-vindas. Os protagonistas da montra são os croissants de massa folhada quentes e polvilhados de açúcar cristalizado – uma receita que está no segredinho dos deuses há mais de 30 anos – e os palmiers finos e estaladiços.

10
antiguidades egipcías do museu de arqueologia
©DR
Museus

Museu Nacional de Arqueologia

icon-location-pin Belém

Alberga uma múmia famosa e não é só por ter mais de 2000 anos. O único caso conhecido em todo o mundo de uma múmia a que foi diagnosticado cancro na próstata (uma descoberta feita em 2011) faz parte da colecção deste museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos. E é também bom saber que os guerreiros galaico-lusitanos de granito, à entrada, datam do século I d.C. e são tesouro nacional. Mas há mais para ver: máscaras funerárias, esfinges egípcias e achados nacionais de ourivesaria, numismática, vidro e escultura. Em dias especiais, há actividades também para famílias. Fique atento ao site para saber quais.

Publicidade
11
Jardim praça do imperio
Atracções, Parques e jardins

Jardim da Praça do Império

icon-location-pin Belém

Chegado a este jardim prepare-se para fintar as senhoras que andam atrás de si para lhe ler a sina, mas tirando isso é um belo sítio para descansar à sombra de uma árvore nos dias em que a temperatura sobe. Também não é mal pensado levar a cesta do piquenique e passar uma tarde diferente em família.

+ Os melhores parques e jardins em Lisboa

12
Actividades para crianças no Museu Berado
©Museu Berardo
Museus

Museu Colecção Berardo

icon-location-pin Belém

Não é difícil fazer da visita ao museu um momento divertido só com comentários bem-humorados sobre a arte do século XX. Até a Matemática é bem-vinda, se quiser pôr os miúdos a calcular o peso da obra mais valiosa no valor total da colecção, que vale 316 milhões de euros – o quadro de Picasso Femme dans un fauteuil (métamorphose), de 1929, avaliado em 18 milhões. Se falta imaginação aos pais, o melhor é deixá-los descobrir o museu por si, numa das actividades previstas, como as oficinas de magia, que ajudam a revelar os segredos das formas e cores das obras do Museu Berardo.

Lisboa dos pequenitos

Parque do Alvito
Fotografia: Arlindo Camacho
Miúdos

O melhor de Monsanto para os miúdos

O quarto dos brinquedos virado do avesso, os miúdos à bulha, a televisão aos gritos. O cenário é-lhe familiar? A solução é arrancá-los de casa. No pulmão verde da cidade, não faltam lugares para entreter os mais novos e deixá-los tão cansados, tão cansados, que no regresso a casa nem têm energia para desarrumações ou discussões. 

Pavilhão do Conhecimento
Arlindo Camacho
Miúdos

O melhor do Parque das Nações para as crianças

A zona oriental de Lisboa estava completamente adormecida até 1998, quando a EXPO fez nascer o grandioso Parque das Nações. "EXPO? O que é isso?", perguntam aos pais os filhos dos anos 2000. Se não lhe apetece fazer uma longa viagem pelo corredor da memória, o melhor é enfiá-los no carro e partir à descoberta do bairro à beira Tejo, onde não faltam atracções para as crianças. 

Publicidade
Parque Marechal Carmona
Joana Freitas
Miúdos

Coisas para fazer com as crianças em Cascais

A menos de meia hora de Lisboa, a Linha de Cascais tem praias de sonho, óptimos restaurantes (principalmente de peixe!) e até um bairro de museus para percorrer a pé e ir aprendendo pelo caminho. Se leva os miúdos na bagagem nada tema. É que não faltam coisas para fazer com crianças em Cascais, em qualquer altura do ano.

Quinta Pedagógica Burros do Magoito
©DR
Miúdos

Coisas para fazer com as crianças em Sintra

A romântica e misteriosa Sintra tem um efeito magnético sobre os lisboetas – e os turistas que visitam a cidade. Lá no cimo da montanha, não faltam coisas para descobrir: parques e jardins a compor o cenário bucólico; restaurantes para comer perto da vila, no meio da serra ou quase com os pés na areia; praias paradisíacas; hotéis onde vale a pena pernoitar e dezenas de coisas para fazer. Quer levar os miúdos a reboque? Nesta lista encontra duas mãos cheias de ideias para entreter os mais pequenos.

Publicidade