Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As salas fechadas e os eventos cancelados em Lisboa devido ao Coronavírus

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Lisboa
©Inês Félix

As salas fechadas e os eventos cancelados em Lisboa devido ao Coronavírus

O COVID-19, detectado esta semana em pacientes portugueses, está a levar algumas entidades a cancelar ou a adiar eventos em Lisboa. Saiba quais.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

O impacto mundial do COVID-19, que pode causar infecções respiratórias e já foi declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, levou a câmara de Lisboa a encerrar todos os equipamentos culturais sob a tutela da autarquia, assim como ao cancelamento ou adiamento de vários eventos culturais, antes do governo ter declarado estado de emergência esta quarta-feira, 18 de Março. As medidas têm sido tomadas na sequência das recomendações das autoridades de saúde, que pedem que sejam evitadas grandes concentrações de pessoas.

O micro-organismo vulgarmente conhecido como coronavírus já foi detectado em Portugal e já atingiu mais de 80 países, tendo o surto começado no início de Dezembro na província chinesa de Hubei. Em Portugal, quem tiver sintomas (febre, tosse ou cansaço) ou suspeitar estar infectado, deverá contactar a linha SNS24 através do 808 24 24 24 e aguardar que seja encaminhado por profissionais de saúde. Não se deverá deslocar aos serviços de urgência. 

Recomendado: Filmes sobre epidemias, pandemias e outros sustos

As salas fechadas e os eventos cancelados em Lisboa devido ao Coronavírus

Museu Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out

1. Além da suspensão de eventos, Gulbenkian fecha tudo até finais de Abril

Atracções São Sebastião

Depois de ter suspendidos todos os concertos da Gulbenkian Música, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian decidiu encerrar o jardim, bem como todas as cafetarias, lojas e livrarias, espaços expositivos – Museu Gulbenkian e exposições temporárias -, a Biblioteca de Arte e cancelar todas as atividades educativas, justificando a decisão como medidas preventivas "tomadas tendo em conta a situação provocada pela pandemia de coronavírus". Ficam sem efeito as actuais exposições "A Idade de Ouro do Mobiliário Francês. Da Oficina ao Palácio", na Colecção do Fundador, "Artistas em Viagem" na Coleção Moderna, e "Manon de Boer. Downtime / Tempo de Respiração" no Espaço Projecto. Também o evento Alimenterra, que decorreria entre 27 e 29 de Março foi adiado para data a anunciar. Relativamente aos concertos ficam sem efeito: O Navio Fantasma (14 Mar), os Solistas da Orquestra Gulbenkian (15 Mar), Orquestra Gulbenkian e Gil Shaham (19 e 20 Mar), Maria João Pires (21 Mar), Orquestra Gulbenkian e Matthias Goerne (26 e 27 Mar), Leif Ove Andsnes (29 Mar) e a Orquestra Gulbenkian/ Vilde Frang (2 e 3 Abril). O valor dos bilhetes será reembolsado, podendo contactar o 21 782 3000 ou consultando mais informações em gulbenkian.pt. Estas medidas estão em vigor até finais de Abril, data de reavaliação da situação.

Sintra
Sintra
Fotografia: Chris Barbalis/ Unsplash

2. Sintra suspende todos os eventos em parques e palácios

Notícias Vida urbana

A Parques de Sintra – Monte da Lua juntou-se às entidades que anunciaram a suspensão temporária de eventos e actividades programadas para as próximas semanas. As visitas diárias vão decorrer na normalidade, mas o parques e palácios de Sintra decidiram suspender todos os eventos programados. A decisão foi tomada em acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e em sintonia com as medidas anunciadas pela Direcção-Geral do Património Cultural. As medidas afectam equipamentos como o Palácio Nacional de Sintra, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio e Jardins de Queluz, o Convento dos Capuchos, o Parque e Palácio de Monserrate, o Convento dos Capuchos, o Chalet e Jardim da Condesssa D'Edla, a Quintinha de Monserrate, a Escola Portuguesa de Arte Equestre e a Abegoaria e Quinta da Pena.  “A suspensão temporária da programação abrange todas as iniciativas em curso ou já divulgadas, sejam em espaços fechados ou ao ar livre”, acrescentam. No seguimento desta decisão, iniciativas como o ciclo Serões Musicais ou a Celebração do Dia da Música Antiga não irão acontecer.

Publicidade

3. Meia Maratona de Lisboa adiada para Setembro

Notícias Vida urbana

A Meia Maratona de Lisboa, prevista para 22 de Março, foi adiada para 6 de Setembro, como medida de prevenção para evitar a disseminação do surto do novo coronavírus, anunciou o Maratona Clube de Portugal, organizador da prova. Também a mini maratona (10km), que se realizava um dia antes e para a qual estavam inscritos 14 mil participantes, foi adiada. No total, estava prevista a participação de 35 mil atletas na capital portuguesa – só na meia maratona estavam inscritos 16.500 corredores. Em Setembro, as corridas irão realizar-se com os mesmos inscritos, tal como estava previsto para Março.

Exposição Van Gogh
Exposição Van Gogh
Duarte Drago

4. Exposição “Meet Vincent Van Gogh” suspensa até Abril

Notícias Vida urbana

A exposição “Meet Vicent Van Gogh”, instalada no Terreiro das Missas em Belém, foi suspensa esta sexta-feira, 13, devido ao novo coronavírus. Não será possível visitar a exposição até 31 de Março. Todos os bilhetes adquiridos para os dias em que a exposição estará suspensa serão válidos a partir de 1 de Abril e até 31 de Maio, sem ser necessário proceder à troca antecipada dos bilhetes. Os pedidos de reembolso terão de ser feitos entre 1 e 30 de Abril, no local onde foram adquiridos. 

Publicidade
Cinema de São Jorge
Cinema de São Jorge
Inês Félix

5. Lisboa encerra Museus, Galerias e Bibliotecas Municipais

Notícias Vida urbana

Na sequência das medidas preventivas do novo coronavírus, a câmara de Lisboa anunciou que museus, galerias e bibliotecas municipais vão ficar encerrados até 3 de Abril. O Padrão dos Descobrimentos e as piscinas geridas pelo município e juntas de freguesia respeitam a mesma medida temporária, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio. Foram também suspensas todas as visitas de lazer, turismo ou âmbito cultural promovidas pela CML, assim como actividades complementares à acção educativa, como visitas de estudo e passeios, promovidas ou com recurso ao serviço de transportes da autarquia. Mantêm-se, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as acções de formação e prevenção já em curso, bem como todos os serviços de atendimento ao munícipe e parques e jardins de gestão municipal.

Museu do Oriente
Museu do Oriente
©Museu do Oriente

6. Museu do Oriente cancela espectáculos e actividades

Museus Estrela/Lapa/Santos

O Conselho de Administração da Fundação Oriente decidiu cancelar todos os espectáculos, eventos e actividades de grupo a realizar no Museu do Oriente e no Convento da Arrábida, entre os dias 13 de Março e 4 de Abril. Os pedidos de reembolso de pagamentos efectuados relativos a iniciativas canceladas devem ser dirigidos aos serviços do Museu do Oriente, através de e-mail (info@foriente.pt). Já a área expositiva do Museu do Oriente, o Centro de Documentação António Alçada Baptista e serviços como a loja, o restaurante e a cafetaria continuarão abertos ao público, nos horários previstos. Também o Convento da Arrábida se mantém aberto para visitas, com algumas condicionantes. Estas medidas serão alvo de monitorização e reavaliação constantes, em função da evolução epidemiológica.

Publicidade
jardim de inverno do S. Luiz
jardim de inverno do S. Luiz
©DR

7. São Luiz fecha

Teatro Chiado

O São Luiz Teatro Municipal, encerrado ao público até 3 de Abril, cancela espectáculos e outras actividades, numa decisão da câmara de Lisboa, como medida temporária com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio do Covid-19. Entre a programação cancelada, encontram-se os espectáculos no âmbito do Festival Cumplicidades (nomeadamente Heroes (Surface of Revolution) e Mina), A Morte de Raquel, Os Sapatos do Sr. Luiz, Gala Final da Grande Noite do Fado, 100 Anos Joel Pina, 100 Amália, A Tragédia de Júlio César, Bonecas, Este é o Meu Corpo: Lar doce Lar e Este é o Meu Corpo: Os Meus Sentimentos.

lu.ca, teatro luis de camoes
lu.ca, teatro luis de camoes
©José Frade

8. LU.CA cancela exposição e espectáculo

Teatro Infantil Belém

O LU.CA estará também encerrado ao público até 3 de Abril. A exposição de João Fazenda e o espectáculo Que Grande Estrondo ficam assim suspensos. Quem já adquiriu bilhetes, poderá pedir a devolução do dinheiro quando a bilheteira do Teatro Luís de Camões voltar ao seu funcionamento normal. 

Publicidade
Lucrecia Dalt
Lucrecia Dalt
©DR

9. TBA vai reagendar espectáculos

Teatro Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Como teatro municipal, o Teatro do Bairro Alto, encerrado até 3 de Abril, cancelou os seguintes eventos anunciados para este período: Jerusalem In My Heart e Lucrecia Dalt. Estas actividades serão, dentro do possível, reagendadas para datas futuras a anunciar. Quem já adquiriu os seus bilhetes e pretende o reembolso deve, até 31 de Maio, requisitar no local onde estes foram adquiridos.

Chicago
Chicago
Filipe Ferreira

10. Teatro da Trindade com actividade suspensa

Teatro Chiado

De forma a conter a propagação do coronavírus, a actividade do Teatro da Trindade INATEL fica suspensa até 5 de Abril, cancelando o musical Chicago, o concerto de Ava Rocha, no âmbito do Ciclo Mundos, e a primeira semana de apresentações do espectáculo Amado Monstro. Esta indicação, assim como o período da sua aplicação, será monitorizada e ajustada, caso se justifique. Os espectadores podem trocar, ou pedir o reembolso dos seus bilhetes no local onde foram adquiridos, entre 14 de Março e 17 de Abril. O musical Chicago regressa para nova temporada em Setembro. Todos os espectadores, portadores de bilhetes comprados até 29 de Março, podem trocá-los para qualquer uma das apresentações da nova temporada. Os serviços da bilheteira do Teatro da Trindade estão disponíveis através de telefone 213 420 000 e do endereço de e-mail (bilheteira.trindade@inatel.pt), até à reabertura com atendimento presencial no dia 6 de Abril.

Publicidade
Teatro Nacional D. Maria II
Teatro Nacional D. Maria II
Fotografia: Arlindo Camacho

11. Teatro Nacional D. Maria II encerrado

Teatro Santa Maria Maior

No quadro do esforço nacional de contenção do novo coronavírus e em articulação estreita com o Ministério da Cultura e as Autoridades de Saúde, o Teatro Nacional D. Maria II decidiu suspender todas as suas actividades e espectáculos até 6 de Abril. O público que tenha adquirido bilhetes para os espectáculos afectados por esta suspensão deverá contactar a bilheteira do teatro através de telefone (800 213 250) ou e-mail (bilheteira@tndm.pt), para obter informação sobre o seu reembolso ou reagendamento.

Centro Cultural Malaposta
Centro Cultural Malaposta
Fotografia: Câmara Municipal de Odivelas

12. Malaposta anuncia suspensão alargada

Teatro Grande Lisboa

A Direcção do Centro Cultural da Malaposta anuncia a suspensão das suas actividades ao público a partir do dia 16 de Março até ao dia 31 de Março de 2020. A estreia de Beatriz a Infeliz, de Leonor Alcácer, agendada para 12 de Março, fica assim também com as suas datas de apresentação adiadas para novo período, a confirmar atempadamente. O público que já tenha adquirido bilhetes e pretenda reembolso ou troca dos mesmos, deverá dirigir-se ao local de compra dos mesmos (BOL ou Malaposta).

Publicidade
teatro tivoli bbva
teatro tivoli bbva
©DR

13. Teatro Tivoli BBVA suspende actividade, mas bilheteira continua a funcionar

Teatro Avenida da Liberdade

O Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, suspendeu todas as actividades em agenda até 5 de Abril. No entanto, a bilheteira continuará em funcionamento de terça a sexta-feira, num horário reduzido, entre as 14.00 e as 18.00, de forma a ajudar todos aqueles que necessitam de efectuar trocas ou devoluções. Esta decisão, bem como o período da sua aplicação, será ajustada de acordo com os futuros progressos da pandemia e respectivas directivas da Direcção-Geral da Saúde.

Centro Olga Cadaval
Centro Olga Cadaval
Fotografia: Gualdim G.

14. Centro Cultural Olga Cadaval fechado até novas indicações

Arte Sintra

Devido ao conjunto de medidas preventivas e de segurança relativas ao novo coronavírus adoptadas pela Câmara Municipal de Sintra, segue o seguinte e-mail para vos informar que a programação do Centro Cultural Olga Cadaval de Março a Abril foi cancelada, até novas indicações.

Publicidade

15. Cinemateca suspende todos os seus serviços públicos

Filmes Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Como medida de prevenção da disseminação do novo coronavírus, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema comunica que todos os seus serviços públicos estarão suspensos até 6 de Abril. Esta suspensão abrange as duas salas de cinema da sede, a biblioteca, as sessões e oficinas da Cinemateca Júnior e os visionamentos no departamento ANIM. Dada a imprevisibilidade da evolução desta pandemia, pode acontecer que o período de suspensão venha a sofrer alterações, de acordo com indicações das entidades competentes. Caso tenha adquirido bilhetes para sessões canceladas, poderá solicitar a devolução do valor, devendo para isso contactar o Gabinete de Relações Públicas através de e-mail (divulgacao@cinemateca.pt). Logo que possível, será feito o reagendamento de ciclos ou sessões que estavam programadas para este período, assim como anunciada a programação prevista aquando da reabertura e durante o resto do ano. 

Festival Periferias
Festival Periferias
Fotografia: Chão de Oliva

16. Festival de artes performativas de Sintra transmite espectáculos online

Notícias Vida urbana

Há nove anos que a Associação Chão de Oliva abre o seu estaminé e convida outros espaços a mostrar artes performativas de todas as latitudes. Este ano, o Festival Periferias ficou a meio, devido às recomendações para prevenir a propagação do novo coronavírus, mas nem por isso a organização desistiu de levar cultura às pessoas. As actuações vão decorrer sem público e ficar disponíveis mais tarde para visualização online aqui.

Publicidade
queer 2011 no s jorge
queer 2011 no s jorge
©DR

17. Cinema São Jorge cancela todos os eventos

Filmes Avenida da Liberdade

De acordo com as medidas de prevenção tomadas pela Câmara Municipal de Lisboa, o Cinema São Jorge estará encerrado pelo menos até 3 de Abril. Entre os eventos cancelados, destacam-se a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, o Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa e a Festa do Cinema Italiano. A Monstra, que iria decorrer entre 18 e 29 de Março (no Cinema São Jorge, mas também no Cinema City Alvalade, na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal), terá novas datas anunciadas em breve, mas também o molde em que o festival vai acontecer, uma vez que se celebram duas décadas de actividade. O Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, inicialmente previsto decorrer de 11 a 13 de Março, e a Festa do Cinema Italiano, cuja data de arranque estava marcada para 1 de Abril, também foram adiados para datas ainda a anunciar.

Museu Arqueológico do Carmo
Museu Arqueológico do Carmo
Fotografia: Manuel Manso

18. Museu Arqueológico do Carmo encerrado indeterminadamente

Museus História Chiado

O Museu Arqueológico do Carmo está encerrado por periódo indeterminado, seguindo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde na prevenção de contágio do Covid-19. As actividades agendadas também foram canceladas, incluindo o lançamento do novo número da Revista Arqueologia & História, que seria apresentado no dia 19 de Março e se encontra agora disponível online aqui

Publicidade
Galerias Romanas - Lisboa
Galerias Romanas - Lisboa
©José Avelar

19. Galerias Romanas com visitas adiadas para Julho

Atracções Baixa Pombalina

As galerias romanas da Rua da Prata ou criptopórtico da Rua da Prata, são uma estrutura arquitectónica que se encontra no subsolo da Rua da Prata e da Rua da Conceição, estendendo-se até à Rua do Comércio, na baixa de Lisboa. As visitas orientadas programadas para os dias 17, 18 e 19 de Abril foram adiadas para Julho, em acordo com as medidas de prevenção tomadas contra o coronavírus, anunciou o Museu de Lisboa. Esta iniciativa, que pretendia assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com História, vai realizar-se a 3, 4 e 5 de Julho.

MAAT
MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho

20. Central Tejo fica encerrada e MAAT adia reabertura

Museus Belém

A Fundação EDP anunciou que a Central Tejo fica fechada ao público, adiando também a reabertura do MAAT. “Atendendo à situação de saúde pública vivida actualmente, a Fundação EDP comunica o encerramento ao público da Central Tejo e o adiamento da reabertura do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) para data a anunciar”, lê-se no comunicado que a Fundação publicou na sua página de Facebook. Em Dezembro, a depressão Elsa deixou marca um pouco por todo o país e o MAAT foi um dos afectados, quando a tempestade destruiu parcialmente o tecto falso da entrada do museu. A estrutura encerrou para reparações e estava prevista a sua reabertura para o dia 27 de Março, que agora será adiada. Com o fecho da Central Tejo, exposições como "Melancolia Programada", de Gabriel Abrantes, e "Unharias Ratóricas", de Von Calhau, deixam de poder ser visitadas.

Publicidade
Mercado Novos e Usados do CCB
Mercado Novos e Usados do CCB
©CCB

21. CCB encerra ao público e anuncia novas datas para eventos adiados

Atracções Belém

O Centro Cultural de Belém decidiu encerrar ao público, até 5 de Abril, contando com a colaboração dos serviços de restauração, das lojas, das empresas e das instituições presentes e com eventos comerciais programados. A situação vigente está a ser alvo permanente de monitorização, na expectativa de um breve retorno à normalidade da actividade do CCB. Por enquanto, já há novas datas para as iniciativas CCBeat (8 Mai), Conversas com História (16 Mai), Formas de Ler (26 Mai), DSCH ‒ Schostakovich Ensemble (4 de Jun), Há Fado no Cais (19 de Jun), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (19 Set), Belém Cinema (4 de Out), Orquestra Sinfónica Portuguesa (22 e 25 de Out), Rui Massena (18 Nov), Pablo Milanés (6 de Dez) e Campo Comum (10 de Dez). Já o espectáculo do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento encontra-se em processo de reagendamento e em breve serão anunciadas novas datas. O público com bilhetes para as actividades canceladas poderá optar pela troca para as novas datas ou pela devolução do seu dinheiro através do ponto de venda em que fez a respectiva aquisição.

Torre de Belém
Torre de Belém
© Arlindo Camacho

22. Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arqueologia e Torre de Belém fecham portas

Notícias Vida urbana

O estado de alerta no país, devido ao novo coronavírus, não impediu a formação de filas à porta de monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Mas houve mais equipamentos culturais a receberem um elevado afluxo de visitantes nacionais e estrangeiros. Para garantir que são seguidas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde relativas à concentração de pessoas, o Ministério da Cultura anunciou esta sexta-feira, 13 de Março, o “encerramento imediato do mosteiro”, mas também do Museu Nacional de Arqueologia, situado no complexo monumental dos Jerónimos, e da Torre de Belém.

Publicidade
Casa dos Bicos
Casa dos Bicos
Inês Félix

23. Fundação José Saramago suspende todas as visitas

Atracções Santa Maria Maior

A Casa dos Bicos, edifício do século XVI, é desde 2012 a sede da Fundação José Saramago. Recebe exposições, recitais, conferências, cursos e seminários dedicados à vida e obra do autor, ao mesmo tempo que permite ao público a visita a um edifício emblemático da cidade. Com o objectivo de haver um esforço coletivo para conter o contágio do COVID-19, a direcção da FJS decidiu suspender todas as iniciativas públicas e visitas escolares à fundação até ao final do mês de Março.

Culturgest
Culturgest
©João Carvalho

24. Culturgest em live streaming

Atracções Avenidas Novas

A Culturgest anunciou o cancelamento dos seus eventos públicos até 3 de abril. As exposições em Lisboa e no Porto continuam abertas ao público, mas os espectáculos e actividades anunciados para este período serão, dentro do possível, reagendados para datas futuras. Já a conferência de Daniel Christian Wahl, marcada para 13 de Março, será transmitida em live streamingA solicitação de reembolso ou troca de bilhetes devem ser feitas nos locais de compra dos mesmos.

Publicidade
capitólio
capitólio
©Armindo Ribeiro/CML

25. Capitólio adia Festa da Francofonia

Coisas para fazer Avenida da Liberdade

A Festa da Francofonia, inicialmente prevista para 21 de Março no Cineteatro Capitólio, será adiada. Os países responsáveis pela organização do evento (Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Croácia, Egipto, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, República da Moldava, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia) reuniram-se e decidiram adoptar as medidas previstas no plano de contingência, relativamente à organização de eventos à porta fechada com mais de mil pessoas. No ano passado, 1600 pessoas participaram na Festa da Francofonia, um momento muito esperado pela comunidade francófona e por todos os francófilos de Lisboa. Uma nova data será anunciada em breve e a maioria dos outros eventos programados à volta da Francofonia em Portugal ainda estão confirmados, com a programação nacional a ser actualizada todos os dias no site do evento.

Hot Club Portugal - Banda
Hot Club Portugal - Banda
©DR

26. Hot Clube de Portugal reabre apenas em Abril

Noite Avenida da Liberdade/Príncipe Real

No seguimento das recomendações para contenção da epidemia de COVID-19, a Direcção do Hot Clube de Portugal anunciou o encerramento do espaço até ao fim do mês de Março. Em princípio retomará a actividade a 1 de Abril.  Os serviços administrativos do Hot Clube que funcionam na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas também se encontram encerrados, uma vez que a escola está de instalações fechadas como medida preventiva, cancelando assim todas as aulas e actividades lectivas, até 29 de Março.

Publicidade
Salão Motorclássico
Salão Motorclássico
Fotografia: Bernardo Lúcio/ Salão Motorclássico

27. Salão Motorclássico cancelado

Atracções Parque das Nações

Atendendo às actuais circunstâncias associadas ao COVID-19 e
seguindo as orientações da Direcção Geral de Saúde, o Museu do Caramulo e a FIL – Feira Internacional de Lisboa decidiram que o Salão Motorclássico não se irá realizar nos dias 24 a 26
de Abril como estava planeado. A organização deixou, no entanto, em aberto, a hipótese de o mesmo vir ainda a ser realizado no decorrer do ano de 2020, conforme a evolução da actual situação.

ZdB
ZdB
© Ana Luzia

28. Zé dos Bois de portas fechadas

Arte Galerias Bairro Alto

A Associação Zé dos Bois decidiu encerrar as instalações da Galeria Zé dos Bois e suspender todas as actividades até ao próximo dia 3 de Abril, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio. Os eventos anunciados para este período – nomeadamente a inauguração da exposição “Parágrafo de Marco Franco”, o concerto de Moon Duo no B.Leza, a Borshch Nacht #1 com Puce Mary e Ivy's Hands, Odete Water Bender release party e o lançamento do disco TAU TAU de CALHAU! – encontram-se cancelados até nova data. Se adquiriu entradas previamente para eventos suspensos, deve contactar o serviço de apoio dbol.pt através do email (ajuda@bol.pt) ou os pontos de venda onde os bilhetes foram adquiridos.

Publicidade
Feitoria
Feitoria
©Paulo Barata

29. Feitoria adia Jantar Matéria

Restaurantes Pan-asiático Belém
Dada a situação de alerta global gerado pela pandemia de COVID-19, declarada por parte da Organização Mundial da Saúde, o restaurante Feitoria comunicou que, por responsabilidade social, o jantar Matéria de 28 de Março será adiado, ainda sem uma data definida. Mas o espaço continuará aberto, com a implementação e reforço das normas instituídas pela Direcção-Geral da Saúde para oferecer a máxima segurança.
Publicidade
Id no limits
Id no limits
DR

31. ID NO LIMITS com novas datas para Novembro

Coisas para fazer Conferências e palestras Cascais

O festival ID NO LIMITS foi adiado e realizar-se-à a 13 e 14 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril, em virtude do cumprimento das restrições e recomendações da Direcção-Geral de Saúde. “A vontade do público e a força que nos transmitiram é o motor para trabalhar num adiamento. É uma reorganização a todos os níveis. Mas é um festival que muito acreditamos e que queremos que aconteça e bem”, escreve em comunicado Karla Campos, CEO da Live Experiences, promotora do festival. Com mais tempo vamos fazer ainda melhor. Estamos à vossa espera em Novembro.” Os bilhetes emitidos para os dias 3 e 4 de Abril são válidos para as nova datas (13 e 14 de Novembro). Para os espectadores que não possam comparecer na nova data podem pedir devolução até 30 dias da data do evento adiado.

Boutique da cultura
Boutique da cultura
Marisa Cardoso

32. Espaço Boutique da Cultura adia todas as actividades culturais

Coisas para fazer Centros culturais Carnide/Colégio Militar

A Boutique da Cultura optou por suspender e adiar todas as actividades culturais até 5 de Abril. Os espectáculos Silêncios e tanta gente; A Fada dos dentes; Primeira Vez – 4.ª temporada; A Menina Júlia; Duas vidas o mesmo número de porta; Da carne e do Osso; e o concerto de Su Miguel, agendados para este período, serão, dentro do possível, reagendados para datas a anunciar. No que respeita aos bilhetes comprados, o dinheiro será devolvido.

As aulas estão também suspensas, excepto as de música que, sendo individuais, irão manter-se caso os alunos assim o desejem. Caso prefiram suspender as aulas, deverão informar os respectivos professores e enviar email (geral@boutiquedacultura.pt) para suspensão também da mensalidade. “Esta não foi uma decisão fácil mas que teve que ser tomada. Os impactos a vários níveis são grandes, tanto mais para um projeto como o nosso que está em crescimento. Um impacto não só para nós mas para os nossos parceiros. Por isso também uma palavra de solidariedade e de apreço a todos os nossos parceiros também penalizados e que, de imediato, se associaram a esta decisão”, lê-se em comunicado, no qual se refere ainda que a Livraria Solidária de Carnide, a Incubadora de Artes e a Oficina Local continuam de portas abertas.

Publicidade
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
© Lydia Evans / Time Out

33. Castelo de São Jorge encerra área ao ar livre

Atracções Edifícios e locais históricos Castelo de São Jorge

A Câmara Municipal de Lisboa já tinha procedido ao encerramento de todos os seus equipamentos desportivos, culturais e recreativos com funcionamento em espaço fechado. A mesma medida foi adoptada para os espaços museológicos e interpretativos do Castelo de São Jorge, excepto para a zona ao ar livre, que encerra agora como medida de saúde pública.

El Corte Inglés
El Corte Inglés
Fotografia: El Corte Inglés

34. El Corte Inglés reduz horário de funcionamento

Os Grandes Armazéns El Corte Inglés de Lisboa e de Vila Nova de Gaia e os Supermercados Supercor vão adaptar o seu horário de atendimento para o período entre as 11.00 e as 20.00, sem prejuízo de novas alterações, devido ao novo coronavírus.

Publicidade
SushiCafe Avenida
SushiCafe Avenida
©Ana Luzia

35. Grupo SushiCafé encerra restaurantes

4 /5 estrelas
Restaurantes Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Grupo SushiCafé avaliou todo o contexto que se vive devido à crescente ameaça do vírus COVID-19 e decidiu encerrar por tempo indeterminado todos os seus restaurantes, nomeadamente do Avenida SushiCafé, SushiCafé, Este Oeste, SushiCorner, SOI, Mano a Mano e Izanagi, incluindo as opções de home delivery e takeaway. O restaurante Asian Lab já se encontrava fechado desde o passado sábado no seguimento do encerramento do Time Out Market.

Mesquita Central de Lisboa
Mesquita Central de Lisboa
Fotografia: Ana Luzia

36. Mesquita Central de Lisboa

Atracções Edifícios e locais religiosos Campolide

A Mesquita Central de Lisboa está encerrada por tempo indeterminado após o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter decretado estado de emergência, na quarta-feira, por causa da pandemia de Covid-19, revelou o imã David Munir, em declarações à agência Lusa.

Publicidade

37. Suspensão do pagamento de estacionamento na via pública e estacionamento gratuito para residentes em parques da EMEL

Perante o cenário de pandemia, é recomendado limitar quaisquer deslocações ao essencial. Uma vez que uma maior imobilização dos cidadãos na cidade de Lisboa conduz a um maior número de veículos estacionados, que em condições normais sairiam do local de residência, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu suspender o pagamento na via pública nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos locais delimitados para o efeito, suspendendo a fiscalização dos mesmos; e permitir o estacionamento gratuito nos parques de estacionamento da EMEL dos veículos com dístico de residente válido para a área de implantação de cada parque, salvaguardando a capacidade para as avenças pré-existentes. 

cinema
cinema
Fotografia: Felix Mooneeram/ Unsplash

38. Cinemas NOS encerram ao público pelo tempo que for necessário

Depois da redução da capacidade das salas em 50% até um máximo de 150 pessoas por sala, a realização de sessões sem lugares marcados e o reforço da limpeza e higienização, a empresa decidiu que o cancelamento é a medida adequada numa fase em que é crítica a permanência em casa das pessoas e das famílias portuguesas. Esta medida será aplicada pelo tempo que se justificar. A NOS Cinemas continuará a acompanhar o evoluir da situação.

Publicidade
comunidade hindu
comunidade hindu
©José Frade/EGEAC

39. Comunidade Hindu de Portugal fecha temporariamente instalações

A direcção da Comunidade Hindu de Portugal decidiu encerrar temporariamente todas as suas instalações (templo, secretaria, cantina e espaços multiusos) e respectivas actividades. Semanalmente, poderá haver alterações de procedimentos ou adopção de novas medidas, se assim se justificar. A monitorização do actual problema de saúde pública será feita em estreita colaboração com as autoridades nacionais. As duas cerimónias Aarti, que se realizam diariamente no templo, vão continuar a acontecer à porta fechada e está a estudar-se a possibilidade de serem transmitidas por Youtube, pelo menos uma vez por dia. 

40. Escolas públicas de Lisboa continuam a prestar serviços

Apesar do encerramento das actividades letivas, medida destinada a evitar a generalização do contágio pelo novo coronavírus, os filhos dos funcionários públicos de serviços essenciais (como os dos serviços de saúde, de higiene urbana e de segurança, entre outros) vão poder aceder a nove escolas de outros tantos agrupamentos escolares, cobrindo a generalidade do território do Município (EBi São Vicente Telheiras, Escola Secundária Gil Vicente, EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida, EBi Patrício Prazeres, Escola Seundária do Lumiar, Escola Secundária do Restelo, EB Leão de Arroios, EB Nuno Gonçalves e EB Paulino Montez). Cerca de 8450 alunos abrangidos pela acção social escolar do escalão A, B e NEE, do jardim-de-infância e do 1º ciclo das escolas públicas de Lisboa, vão poder continuar a usufruir das refeições (pequeno almoço, almoço e lanche), em sistema take-away, por motivos de higiene e segurança no contexto actual, disponibilizadas em escolas referenciadas como ponto de recolha, em todos os Agrupamentos de Escolas da Cidade, que funcionarão das 12.00 às 13.30. A decisão da autarquia visa reduzir o impacto social decorrente do encerramento das escolas na sequência das medidas temporárias de redução dos riscos de exposição e contágio Covid-19.

Publicidade
stomp
stomp

41. UAU cancela e adia espectáculos

Considerando as directrizes estabelecidas pela DGS, a UAU analisou cada projecto individualmente e decidiu adiar o espectáculo Irish Celtic, no Salão Preto e Prata no Casino do Estoril, e Stomp, no Teatro Tivoli BBVA. Os bilhetes adquiridos para este espectáculo podem ser trocados para as novas datas e, em caso de pedido de reembolso, este deverá ser feito a partir do dia 30 de Março, no seu local de aquisição. Caso a compra do bilhete tenha sido efectuada online, a devolução será realizada automaticamente, a partir da mesma data.

A Peça Que Dá Para O Torto, no Auditório dos Oceanos do Casino de Lisboa, terá novas sessões e os bilhetes adquiridos para os espectáculos entre 12 e 29 de Março terão de ser trocados para as sessões disponíveis até 31 de Maio. A troca destes bilhetes ou os eventuais pedidos de reembolso terão de ser feitos até 30 de Março, no local de aquisição dos mesmos. Caso a compra do bilhete tenha sido efectuada online, serão contactados por e-mail pela Ticketline a partir da próxima segunda-feira, 16 de Março.

centro comercial colombo
centro comercial colombo
©wikipedia

42. Fnac encerra lojas temporariamente

Face ao desenvolvimento do surto no nosso país, a FNAC irá encerrar temporariamente quase todas as suas lojas, garantindo em serviços mínimos, para conseguir dar respostas a situações excepcionais, o acesso restrito a sete lojas, localizadas no Centro Colombo, Almada Fórum, CascaisShopping, NorteShopping, GaiaShopping, Fórum Coimbra e Fórum Algarve. Estas lojas, que permanecem excepcionalmente abertas, passam a adotar um horário reduzido (das 11.00 às 20.00). Os serviços de Bilheteira, Laboratório Fotográfico, Cartão FNAC e Cafés FNAC estão em todas as lojas temporariamente encerrados, incluíndo nas lojas com serviços mínimos. A FNAC continuará a disponibilizar o seu catálogo de produtos e serviços através do site fnac.pt, que contará com um reforço nos processos logísticos de entrega e normas de higiene, para que os portugueses possam receber em sua casa aquilo que mais precisam, com entregas seguras.

Publicidade
Diogo Piçarra
Diogo Piçarra
DR

43. Diogo Piçarra adia concerto na Altice Arena para Setembro

Seguindo as orientações das autoridades nacionais e da Direcção-Geral de Saúde, Diogo Piçarra decidiu adiar o concerto da Altice Arena para 12 de Setembro. Os bilhetes já adquiridos são válidos para a nova data, mas é possível pedir a devolução nos próximos 30 dias no local de compra.

Temples
Temples
©Laura Allard Fleischl/Facebook/Temples

44. Concerto de Temples adiado

Na sequência das directrizes estabelecidas pela Direcção-Geral de Saúde, relativamente ao esforço nacional de contenção do novo coronavírus (Covid-19), a Amazing Events decidiu adiar o concerto dos Temples, originalmente agendado para 16 de Março, no LAV – Lisboa Ao Vivo. O regresso da banda a Portugal (que ocorrerá ainda este ano) será anunciado na terça-feira, 17 de Março. Os bilhetes já adquiridos serão válidos para a nova data. Para proceder à devolução do bilhete, deverá solicitá-lo no respectivo local de compra, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do evento adiado.

Publicidade
sala rosa da rua das gaivotas
sala rosa da rua das gaivotas
©Alipio Padilha

45. Festival Cumplicidades encerra espectáculos em curso

Devido ao cancelamento de voos provenientes de zonas de risco e na sequência de comunicado emitido pelos espaços associados ao festival (São Luiz Teatro Municipal, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Rua das Gaivotas 6, Centro Cultural de Belém e CAL – Primeiros Sintomas e Bibliotecas Municipais), o Festival Cumplicidades decidiu cancelar os próximos espectáculos e os já em curso: I Could Write a Song, de Nuno Lucas, e Dançar em Tempo de Guerra, da Companhia Nacional de Bailado. A exposição aberta da Casa da Cerca não irá ter inauguração, até aviso contrário.

JNcQUOI Asia
JNcQUOI Asia
©Inês Félix

46. Grupo Amorim Luxury fecha temporariamente restaurantes e lojas

Tendo em conta interesses superiores de saúde público e em nome do bem estar dos seus clientes, colaboradores e famílias, o Grupo Amorim Luxury entendeu, após avaliação e como medida preventiva face ao surto e crescente ameaça do vírus COVID-19, encerrar temporariamente os seus restaurantes JNcQUOI Avenida, JNcQUOI ASIA, Ladurée, o JNcQUOI CLUB, bem como as suas lojas Fashion Clinic e Gucci situadas em Lisboa, no Porto e no Algarve. Foi também adiada a abertura da nova loja Dolce & Gabbana situada na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A reabertura de todos os espaços fica condicionada à reavaliação e acompanhamento permanente da evolução da pandemia.

Publicidade
Cinzento e Negro
Cinzento e Negro

47. Cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020 adiada em prol da saúde pública

A Academia Portuguesa de Cinema decidiu adiar a cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, agendada para dia 22 de Março, no Casino do Estoril. Esta decisão foi tomada no seguimento do Plano de Contingência e das recomendações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e do Governo Português. Tendo em consideração a evolução dos casos confirmados em Portugal e em toda a Europa, bem como o impacto que o COVID-19 está a ter a nível mundial, a Academia Portuguesa de Cinema decidiu assim agir em prol da saúde pública. A 8.ª edição dos Prémios Sophia será reagendada em data a anunciar oportunamente.

Aquário Vasco da Gama
Aquário Vasco da Gama
©ZVicente

48. Marinha encerra os equipamentos culturais sob tutela

A Marinha encerrou temporariamente ao público os seus equipamentos culturais: o Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu de Marinha e o planetário Calouste Gulbenkian. Ainda não há data prevista de reabertura.

Publicidade
Cristo Rei
Cristo Rei
©DR

49. Almada implementa medidas preventivas

A Câmara de Almada adoptou medidas temporárias e preventivas com vista a reduzir os riscos de exposição e eventual contágio do Covid-19. As bibliotecas, piscinas e museus municipais, o arquivo histórico, o Fórum Municipal Romeu Correia, a Oficina de Cultura, a Galeria Municipal de Arte e as Casas Municipais da Juventude estão encerradas até anúncio em contrário. Mantêm-se aberta a Casa da Cerca, o Solar dos Zagallos e o Convento dos Capuchos. Quanto às actividades municipais, estão, para já, suspensas as seguintes iniciativas: Março à solta; Roadshow regional de Municípios + Inteligentes; eventos culturais no Mercado das Torcatas; Dias da Floresta; Mais Leitura, Mais Sucesso nas Escolas Públicas e Bibliotecas; Assembleia Municipal Jovem; entrega dos Prémios de Carnaval 2020; programação no âmbito do Dia Internacional da Mulher; programas Café Memória e Dança e Gira; actividades nos pavilhões municipais (excepto actividade escolar); actividades no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada; e actividades dos programas Alma Sénior e Special Ludus. Todas estas actividades serão retomadas, reprogramadas ou canceladas em função da evolução da situação. Paralelamente, estão também suspensas as reuniões plenárias da rede social e grupos concelhios, as visitas de estudo e passeios com recurso ao serviço de transportes da CMA e a participação de munícipes nas reuniões de câmara.

Metronomy
Metronomy
©DR

50. Concerto de Metronomy e Machine Head adiados para Setembro

A promotora House of Fun adiou o concerto dos Metronomy, marcado para 17 de Março no Coliseu de Lisboa, para 7 de Setembro na mesma sala. O concerto de Machine Head, marcado para 24 de Abril, na mesma sala, foi também adiado e será reagendado para data a anunciar em breve. A decisão prende-se com as recomendações das autoridades de saúde, mantendo-se os bilhetes já adquiridos válidos para a nova data. Todos os que desejarem proceder à devolução do bilhete, deverão solicitá-lo no respectivo local de compra, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do evento adiado.

Publicidade
Festival do Café
Festival do Café
Nathan Dumlao

51. Lisbon Coffee Fest adiado para Outubro

O Lisbon Coffee Fest, dedicado a todos os fãs do hábito bem português de ir beber café, estava previsto acontecer entre os dias 20 e 22 de Março. Mas a Associação Industrial e Comercial do Café decidiu adiar o evento para o mês de Outubro do corrente ano, em função das recomendações da Direvção Geral da Saúde em relação à realização de eventos públicos e de massas, devido ao COVID-19.

Pavilhão Carlos Lopes
Pavilhão Carlos Lopes

52. Festival À Roda da Alimentação adiado para data a anunciar

O Festival À Roda da Alimentação, que estava planeado para os dias 14 e 15 de Março, foi adiado para data a anunciar. “Atendendo ao impacto do Covid-19 a nível mundial, às situações de doença ocorridas na Europa, assim como às perspectivas e confirmação de casos em Portugal comunicados por parte das entidades de saúde, o Continente alia-se às instituições na salvaguarda da saúde pública”, pode ler-se em comunicado. Organizado no âmbito da programação de Lisboa Capital Verde Europeia 2020, o evento irá contemplar uma série de debates, showcookings, workshops, aulas de fitness e talks de entrada livre, no Pavilhão Carlos Lopes.

Publicidade
Destilaria Jameson
Destilaria Jameson
©Inês Félix

53. Arraial St. Patricks adiado para data a anunciar

A Jameson decidiu adiar a realização da edição deste ano do Arraial St. Patricks, que estava marcado para 20 de Março, no espaço TODOS, no bairro de Marvila. Embora o comunicado enviado às redacções não faça menção directa ao coronavírus, o objectivo é “garantir o total bem-estar e segurança de todos os amantes da marca, parceiros de negócio e colaboradores, no contexto actual de saúde pública”. A nova data para este evento anual será anunciada assim que estejam reunidas as condições adequadas, mas todos aqueles que já tenham comprado o seu bilhete serão ressarcidos do valor.

NO TIME TO DIE
NO TIME TO DIE
Nicole Dove

54. Estreia de “007: Sem Tempo Para Morrer” adiada para Novembro

A estreia de 007: Sem tempo para morrer, que prometia alimentar a cinefilia em Abril, foi adiada para Novembro. O 25.º filme da saga conta como James Bond, realizado por Cary Fukunaga, deixou o serviço activo e está a desfrutar de uma tranquila reforma na Jamaica. No entanto, é obrigado a regressar quando um velho amigo da CIA lhe faz um pedido de ajuda.

Coisas para fazer em Lisboa

parque da serafina
Fotografia: Manuel Manso

101 coisas para fazer em Lisboa com crianças

Miúdos

Para todas as idades e para todos os gostos, o que não faltam são coisas para fazer com a canalha em Lisboa. Faça chuva ou faça sol, não há desculpas para ficar em casa a virar o quarto dos brinquedos do avesso ou a fazer maratonas televisivas. Enfie os miúdos na bagagem e parta à descoberta do melhor de Lisboa para crianças.

Troca-Tintas de Gonçalo Viana
DR

Fim-de-semana perfeito em família

Miúdos

Teatro, cinema, passeios, exposições, workshops de tudo e mais alguma coisa, sessões de leitura, visitas guiadas e muito mais actividades para descobrir Lisboa e arredores, sempre com os miúdos a reboque (sejam bebés ou pré-adolescentes). Se ao longo do ano há mais de 101 coisas para fazer com crianças na cidade, num fim-de-semana perfeito em família também não queremos que lhe falte nada.

Publicidade
Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Fotografia:Ana Luzia

Coisas grátis para fazer em Lisboa

Coisas para fazer

Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia até às estrelas, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade. São dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa, afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade