Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Precisa de ajuda para cumprir as suas resoluções de ano novo? Aqui vai

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Ciclovias
©Manuel Manso

Precisa de ajuda para cumprir as suas resoluções de ano novo? Aqui vai

A Time Out dá-lhe o empurrão que faltava para cumprir à risca as suas resoluções em Lisboa. 2020, é desta.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Uma lista para ler de fio a pavio e manter perto de si ao longo dos próximos 12 meses. Afinal, cumprir as resoluções de ano novo em Lisboa é fácil, mas é bom que tenha uma espécie de check list de onde vai riscando o que for cumprindo (é para isso que nós cá estamos, não tem de agradecer). Comer melhor, praticar mais exercício, mudar de visual, passar mais tempo com os amigos, adoptar um animal e, se quer realmente fazer a diferença, tornar-se mais amigo do ambiente – são alguns dos elementos desta lista e que constam habitualmente nas de toda a gente. Agora fica sem desculpas para não os cumprir, que nós damos-lhe um empurrão e um saco cheio de ideias. Seja forte, que em 2020 é que é.

Recomendado: As melhores agendas para planear o próximo ano

Precisa de ajuda para cumprir as suas resoluções de ano novo? Aqui vai

O Cabeleireiro
O Cabeleireiro
Duarte Drago

Ir à tosquia com confiança

Coisas para fazer

Preparado para se desembaraçar de vários centímetros de cabelo? É hoje que faz aquela madeixa azul ou aquele corte radical? Mesmo que tenha respondido "não" às nossas questões, recomendamos 14 dos melhores cabelereiros em Lisboa para que se possa entregar aos cuidados de quem percebe do assunto. Bem sabemos que uma má história num cabeleireiro pode estragar toda a semana, tal como quando aquele corte que fica mesmo bem feito faz toda a diferença, até ganhamos forças para enfrentar os dias. Encontrar um bom cabeleireiro em Lisboa também pode ser uma aventura, ou temos referências ou temos medo de arriscar. 

risoto, tasca fit, restaurantes, comer e beber, saudável
risoto, tasca fit, restaurantes, comer e beber, saudável
©Duarte Drago

E esse prato tão bonito? É para comer melhor

Restaurantes

Saudável não é sinónimo de verde, light, vegetariano ou comida para passarinhos. E também não equivale a passar fome. Há cada vez mais restaurantes com opções mais saudáveis, mais leves, perfeitas para desintoxicar o organismo depois de alguns excessos. É altura para começar a fazer escolhas mais acertadas mas nem por isso aborrecidas ou sensaboronas, que aqui até as saladas vai comer com prazer. Corremos a cidade para lhe trazer esta barrigada de restaurantes saudáveis em Lisboa e garantimos que aqui vai conseguir fazer refeições completas sem culpa ou pesos extra no estômago para começar bem o novo ano.

Publicidade
Home_Stretch_Jeff Drongowski
Home_Stretch_Jeff Drongowski
©Jeff Drongowski

Praticar mais exercício

Coisas para fazer

Matas, parques, zonas ribeirinhas. Basta escolher o cenário mais apelativo para começar, ou continuar, a correr em Lisboa. Decore as paragens que se seguem e fique em forma num instante sempre a dar à perna. Se não gosta de correr, nem de se fechar no ginásio e não tem orçamento para personal trainers, fique com esta lista de equipamentos de fitness municipais, paredões e espaços verdes, para compensar e os excessos (calóricos e financeiros) nestes ginásios ao ar livre em Lisboa. Ah, e leve fones para se concentrar que nós temos a playlist perfeita para dar tudo na malhação.

Trotinetas
Trotinetas
Duarte Drago

Aderir à mobilidade verde

Coisas para fazer

É caso para dizer: Lisboa soma e segue. Se em 2020 Lisboa é Capital Verde Europeia, em 2021 a cidade será a “capital da bicicleta" – escolhida para organizar a Velo-city 2021, promovida pela Federação Europeia de Ciclismo. São mais que muitas as razões para Lisboa se orgulhar de (pelo menos) tentar diminuir a pegada e optar por soluções de mobilidade urbana amigas do ambiente. E as acções começam em si e nas suas escolhas na hora de se movimentar pela cidade. Os sistemas partilhados têm sido a cereja no topo do alcatrão e da calçada para esta mudança. Seja de carro, de motos ou das mais faladas e polémicas trotinetes, as opções estão aqui listadas e ajudam-no a circular pela cidade. 

Publicidade
kinda Home
kinda Home
kinda Home

Redecorar a casa

Compras Decoração

Quem é que precisa de contratar um decorador quando tem as melhores lojas de decoração de Lisboa concentradas numa única lista? Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é redecorar, então estas lojas são paragens obrigatórias. Aposte naquele feng shui básico no início do ano.

Livraria da Travessa
Livraria da Travessa
Inês Félix

Ler mais

Coisas para fazer

Um ano não chega para ler tudo, nem tudo tem que ser lido este ano. Queremos que conte o número de vezes que o candeeiro vai ser desligado para lá da hora, e que seja superior às de 2019. Até porque o que não faltam em Lisboa são livrarias de toda a espécie. Estante a estante, lombada a lombada, página a página, lá se vão encontrando aquelas cópias que queremos juntar à colecção lá de casa, sejam eles clássicos da literatura ou aqueles livros mais comerciais que têm estampado uma citação de best seller do The New York Times. Ora deite o olhos nesta lista e descubra as melhores livrarias em Lisboa.

Publicidade
É Um Restaurante
É Um Restaurante
Fotografia: Manuel Manso

Ajudar os sem abrigo

Coisas para fazer

Em meados de 2019, Lisboa contava cerca de 2470 pessoas sem abrigo e 25% delas são tutoras de animais de estimação, que lhes vão aquecendo o coração e o corpo nos dias mais frios. Mas não há pêlo nem mantas que cheguem para proteger esta comunidade das vagas de frio ou de calor, da fome, da solidão, da tristeza e da resignação.  São muitas as associações que saem à rua para ajudar a minimizar todos estes problemas, e pode juntar-se à solidariedade e siga as nossas sugestões para ajudar as mais de duas mil pessoas que não têm abrigo na sua cidade.

ISTO
ISTO
Duarte Drago

Comprar sustentável

Compras Estilo de vida

Voltamos a repetir a história, até porque nunca é demais perceber o quão urgente é mudar os nosos hábitos e comportamentos de consumo. Comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa. Olhe com atenção para estas estas marcas amigas do ambiente se quiser encher o armário a pensar num consumo sustentável. 

Publicidade
Príncipe Real Enxovais
Príncipe Real Enxovais
© Artur Lourenço/CML

Apoiar o que é nosso e com história

Coisas para fazer

São espaços centenários, com histórias para contar e muitos tesouros para descobrir. Conhecer a cidade é também conhecer as lojas históricas em Lisboa. Passe por elas e invista no comércio tradicional antes que fechem portas.

Delirium Café
Delirium Café
©Arlindo Camacho

Beber um copo com os colegas antes de ir para casa

Noite

A felicidade tem um preço – e esse preço pode ser um medido ao copo. Prometa a si mesmo que vai estar mais com os seus amigos e, de preferência, escolha sítios cool na cidade, até porque eles nascem que nem cogumelos. Bares com cerveja do mundo inteiro, bares sem cerveja artesanal, com cocktails diversos, bares com petiscadas, enfim bares para tudo e para todos, para a hora que bem lhe apetecer. Faça uma espécie de calendário do advento mensal e faça um roteiro pelos novos bares de Lisboa.

Publicidade

Tirar um tempinho para si

Coisas para fazer

Meia horinha depois do trabalho ou um dia inteiro de lazer, passado sem culpas, de roupão. Você decide o tratamento relaxante que melhor se ajusta a esses níveis de stress. Corremos alguns dos melhores spas em Lisboa que prometem dar tudo pelo seu bem-estar. 

Aprender a cozinhar

Coisas para fazer Aulas e workshops

Os workshops de cozinha da Academia Time Out prometem animar o Time Out Market ao longo dos meses do próximo ano, seja com pastéis de nata, cookies, pizzas, pad thais ou especialidades indianas. Para ir sozinho, com os miúdos ou com a grupeta de amigos, dá para tudo.

Publicidade
Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Fotografia:Ana Luzia

Poupar

Coisas para fazer

A equipa da Time Out juntou dezenas de experiências que não lhe tiram nem um tostão. Ir a um concerto, a um museu, ver as vistas, dar um pezinho de dança, jogar xadrez, fazer yoga ou participar num clube de leitura – pode fazer isto tudo em Lisboa sem grandes preocupações. E se poupar é palavra de ordem, na hora de comer tem outras tantas opções de restaurantes baratos em Lisboa

Fabrica Coffee Roasters
Fabrica Coffee Roasters
Fotografia: Arlindo Camacho

Marcar de vez aquele café adiado há anos

Restaurantes Cafeteria

Matar saudades de amigos de longa data? Não adie mais aquele café que ficou agendado para as calendas. Seja para tomar o pequeno-almoço, lanchar com a família ou encontrar amigos, ir ao café é um hábito bem português, e cada vez mais o café de especialidade tem vindo a ocupar espaço e chávenas em Lisboa. Se é para estar rodeado dos que lhe são mais queridos, escolha os melhores grãos que pode beber bem acompanhado.

 

Publicidade
Boa Bao
Boa Bao
Fotografia: Manuel Manso

Convidar aquela pessoa para jantar

Restaurantes

Dentro do capítulo anterior, encha-se de coragem e marque com aquela pessoa o jantar que andam a combinar há séculos. Escolhas de sítios para se sentar á mesa não faltam: são mais de 100 os restaurantes cujos críticos da Time Out visitaram e deixaram o seu selo de aprovação. Por isso percorra esta lista de cima a baixo e atire-se a uma refeição das boas: há para todos os gostos, cozinhas e carteiras. 

 

Swing Station
Swing Station
©Light eX Machina

Começar a dançar

Coisas para fazer

Do samba no pé ao tango apaixonado, todos os dias são dias de baile em Lisboa. Preparámos uma espécie de agenda dançante com os melhores sítios para dançar em Lisboa todos os dias da semana, sempre a pares. Se estiver sozinho, não há crise. Há sempre dançarinos afoitos que vão tratar de o puxar para a pista.

Publicidade
Polly no metro
Polly no metro
Fotografia: Ana Luzia

Adoptar um animal (e introduzi-lo na sua rotina pela cidade)

Coisas para fazer

Há cada vez mais lugares na cidade onde não há cão nem gato que não seja bem-vindo. Perca os receios de ter um animal e conheça os sítios feitos a pensar neles: esplanadas, lojas, cabeleireiros, cafés, esplanadas, é um roteiro pet-friendly de Lisboa, que se tem tornado numa cidade cada vez mais felpuda.

maat
maat
©Manuel Manso

Conhecer os principais museus da cidade

Museus

Aquela promessa eterna que faz ao fim de cada ano de que é desta que vai visitar mais museus, ser mais cultural, mas que passado um ano nunca cumpre. Fique aqui com esta lista dos melhores museus em Lisboa para que não lhe restem desculpas algumas de não cumprir os objectivos a que se propôs. Ah e a desculpa de que não tem dinheiro trocado deixou de ser válida porque há uma série de museus com dias especiais onde não paga um tostão - e nós temos um guia para que saiba qual é o truque.  

Mais ano novo

Fireworks
© Lee Haywood

Passagem de Ano: sítios para comer as doze passas ao ar livre

Noite

Quer estar na rua para as doze badaladas, mas ainda não tem planos? Não se preocupe: a festa faz-se desde que haja espaço para encher de gente, por isso partilhamos consigo algumas sugestões para entrar no ano novo em grande, com muita ou pouca confusão, com outros corpos, sozinho ou bem acompanhado, mas sempre ao ar livre. A escolha é sua. Mas não se esqueça de comprar o espumante certo para um brinde a 2020 e outro ao 2019 que passou, inesquecível ou não. 

O Diário de Bridget Jones
©IMDB

Os melhores filmes de passagem de ano

Filmes

A passagem de ano serve, há décadas, de pano de fundo para cenas e momentos marcantes no pequeno e no grande ecrã. E habituamo-nos a pautar a altura com essa ajuda, por entre risos eufóricos e melancolia alimentada a doçaria e a álcool. Comédias românticas, dramas, policiais e filmes fantásticos, todos eles têm uma coisa em comum, as badaladas do relógio a marcar o passo para a acção. Na lista que se segue damos-lhe algumas das obras obrigatórias à passagem do ano e ao começo do novo. Títulos como O Grande Amor da Minha Vida (1957), de Leo McCarey, ou O Apartamento (1960), de Billy Wilder, trazem-nos as histórias que ajudam a entrar no novo ano com o pé certo. São os filmes de passagem de ano que tem de (re)ver. 

Publicidade
Fogo de artifício
Edgar/Unsplash

Sítios para ver o fogo de artifício na noite da passagem de ano

Coisas para fazer Fogo de artifício

Em menos de um mês chega 2020 e, quando dermos por nós, entrámos numa nova década. Foram 20 anos de acontecimentos e mudanças marcantes desde a viragem do século. Os que nasceram em 2000 já são maiores de idade, o 11 de Setembro caminha para a vintena de anos e o Euro 2004 é apenas uma memória distante, abafada pela vitória no europeu de 2016. Lisboa mudou nos últimos anos, o turismo chegou em força, a cidade ganhou novos espaços públicos e o preço das rendas das casas aumentou. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade