Os edifícios mais bonitos de Estocolmo

Conheça os edifícios mais bonitos da cidade, do clássico estilo nórdico aos mais modernos.
Nordiska Museet (the Northern Museum) in Stockholm
Photograph: Shutterstock/Viacheslav Savitskiy
Por Madeleine Hyde |
Publicidade

A arquitectura de Estocolmo reflecte a história da Suécia. De majestosos edifícios do século XIV na cidade velha até às construções clássicas nórdicas e modernistas espalhadas pelo centro da cidade, há muito para descobrir na cidade. Esta lista inclui algumas das melhores obras, nem todas consensuais como é o caso do estádio de 1980 que em tudo se parece a bola de golfe gigante. Numa visita a Estocolmo, não deixe de passar por aqui. Aproveite e siga este roteiro para dois dias traçado pelos nossos colegas da Time Out Estocolmo. 

Os edifícios mais bonitos de Estocolmo

The Nordic Museum (Nordiska Museet)
Photograph: Courtesy CC/Wikimedia Commons/Tvabdou

Nordiska Museet (Museu Nórdico)

Parece uma catedral mas é o Museu Nórdico, nas margens do Djurgården. Com salas e corredores que parecem saídos do Harry Potter, este edifício extravagante foi construído no início do século XX para abrigar tudo o que diz respeito aos nórdicos – função que mantém até hoje. Um apartamento sueco típico dos anos 1940, a relação dos escandinavos com a luz ou a história do povo indígena sami são alguns dos destaques. Um edifício lindo, tanto por dentro como fora.

Stadshuset
Photograph: Arild Vågen/Wikimedia Commons
Atracções, Parlamento e edifícios públicos

Stadshuset (Câmara de Estocolmo)

O edifício mais icónico de Estocolmo fica na ponta da ilha Kungsholmen, em frente à Estação Central. A Câmara de Estocolmo é muito mais do que a sede da política local. Descubra os interiores magníficos, como o Blue Hall, onde acontece o banquete anual do Prémio Nobel, e o Golden Hall, coberto com 18 milhões de mosaicos de ouro. Lá fora, há um belo jardim com vista para a cidade de Södermalm.

Publicidade
Adolf Fredrik Church
Photograph: Courtesy CC/Flickr/Kah Wai Lin

Igreja Adolf Fredrik

As igrejas nórdicas são conhecidas pelo seu estilo simples, e a Adolf Fredrik, no centro de Estocolmo, não é excepção – podemos até dizer que é tão bonita de tão simples que é. Com uma cúpula branca que se destaca no horizonte moderno de Norrmalm, esta grande igreja tem um jardim perfeito, decorado com flores e bancos que o tornam um local maravilhoso no centro da cidade. Lá dentro é um santuário de tranquilidade, com tectos elegantemente pintados e inúmeras velas.

The Ericsson Globe
Photograph: Courtesy CC/Wikimedia Commons/bengt-re

Ericsson Globe

Aceitando que estamos a esticar um bocadinho os limites da definição de “edifício bonito”, a principal sala de concertos de Estocolmo merece um lugar nesta lista pela sua imaginação. À primeira vista parece ser uma bola de golfe gigante e a verdade é que nem todos gostam do design do Ericsson Globe, mas todos concordam que é uma maravilha, pelo menos. O estádio é palco de vários concertos e jogos de hóquei. Destaque também para o Skyview, um elevador que sobe ao topo do globo proporcionando uma ampla visão de Estocolmo.

Publicidade
Stockholm City Library (Stadsbiblioteket)
Photograph: Courtesy CC/Flickr/Rupert Ganzer

Stadsbiblioteket (Biblioteca Municipal de Estocolmo)

A biblioteca da cidade de Estocolmo parece um grande chapéu laranja na encruzilhada da avenida Sveavägen com a praça Odenplan. Esta jóia do classicismo nórdico, com a sua entrada em forma de pirâmide, chama a atenção, mas garantimos que o interior é tão cativante quanto o exterior. O principal salão circular aparece frequentemente no Instagram como um refúgio para os amantes de livros. Veja também as esculturas egípcias no hall de entrada. Os corredores laterais fazem cantos de estudo perfeitos, com mesas com tampo de couro e lâmpadas antigas.

Universo Time Out

Viagens

Os cinco melhores mercados de Londres

Já existem mercados em Londres desde pelo menos a Idade Média - e felizmente para nós, com o tempo inconstante desta cidade, alguns deles são cobertos. Os gostos mudaram-se ao longo dos tempos e agora os mercados de Londres têm de tudo um pouco, desde agricultores e mercados de moda a uma série de mercados dedicados à comida de rua. Os mercados locais também são de se visitar, mas vamos dedicar-nos aos maiores e mais famosos mercados de Londres, por agora. De flores no Columbia Road Flower Market a comida gourmet em Borough, estes são os mercados a visitar em Londres. 

Viagens

As mais estranhas atracções de Hong Kong

Há pontos turísticos obrigatórios em Hong Kong (Star Ferry, Big Buddha, Ocean Park) e há outros que talvez lhe passem ao lado. Admitimos que não são de facto uma prioridade a visitar, mas pela sua estranheza vai com toda a certeza gostar de registar o momento. Uma Arca de Noé ou um centro comercial num navio? Check. Eis as mais mais estranhas atracções de Hong Kong, escolhidas pelos nossos colegas da Time Out Hong Kong.

Publicidade
Viagens

Dez monumentos em Paris que tem mesmo de ver

A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a catedral de Notre-Dame, o Louvre... Estamos de acordo, mas os monumentos obrigatórios em Paris não se ficam por aí. Dizemos-lhe dez monumentos que devia conhecer na capital francesa e que provavelmente, até agora, não estavam na sua lista de prioridades. E não somos nós que dizemos, é a Time Out Paris.

Publicidade